Nesta quinta-feira (24), o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) celebrou os 94 anos de prestação de serviço e compromisso com a sociedade mineira, em um evento marcado pelo reconhecimento aos seus militares e parceiros, na sede em Belo Horizonte.

A cerimônia contou com a presença da comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião e do presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

 A coronel Jordana destacou o valor da unidade para a cidade: “esse é um momento para relembrar, refletir e reafirmar a importância desta unidade que tem um grande simbolismo histórico. Ao longo de quase uma centena de anos, esta unidade firmou-se como um dos pilares da corporação. Sua trajetória é marcada pela competência técnica, pelo compromisso com o serviço público e pela busca contínua pela melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. ”

Já o prefeito de Belo Horizonte, refletiu sobre os riscos da profissão: “ser bombeiro é estar no limite entre a vida e a morte, é não ter medo de perder a vida para salvar a vida de outra pessoa. E o desembargador em sua fala destacou “que não por acaso o CBMMG é a instituição mais admirada pela sociedade. ”

O evento reuniu autoridades, militares e familiares para homenagear a trajetória do batalhão, que ao longo de quase um século, tem sido referência na prestação de serviços essenciais à população.

Na oportunidade, bombeiros que se destacaram ao longo do último ano, foram homenageados com a entrega das Medalhas do Mérito Militar. O evento reafirma o compromisso do 1°BBM em manter viva sua missão de proteger, salvar e servir com excelência, honrando sua história e o legado deixado por gerações de bombeiros.

Atendimento:

Atualmente, o Primeiro Batalhão conta com um efetivo de 263 militares e cobre uma extensa e estratégica área de atuação, abrangendo as regiões Centro-Sul, Leste e Oeste de Belo Horizonte, além dos municípios de Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas e Diogo Vasconcelos. Destacam-se, em sua estrutura, sete pelotões na 1ª Companhia Operacional; e, na 2ª Companhia Operacional de Ouro Preto, o Pelotão Operacional, o Pelotão de Prevenção e Vistoria, o Posto Avançado de Mariana e a Brigada Municipal de Itabirito. Essa capilaridade demonstra o empenho contínuo da tropa em garantir presença e eficiência, mesmo frente aos mais desafiadores cenários.

Destacam-se, ainda, projetos sob a responsabilidade desta unidade que reforçam o compromisso social da Corporação: o Prodinata – Programa de Divulgação da Natação, que atua na prevenção de afogamentos por meio da promoção da natação como prática segura e acessível; e o Projeto Defesa Civil nas Escolas, que estimula a cidadania e promove uma cultura de autoproteção desde a infância, conscientizando as novas gerações sobre condutas seguras diante de riscos diversos. Iniciativas que ampliam e reafirmam o papel educativo e transformador do Corpo de Bombeiros junto à sociedade mineira.