Nesse mês de outubro, a 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas, realizou o 2º treinamento de salvamento em altura, no Teleférico da cidade, com o objetivo de dar continuidade a capacitação dos militares, para o atendimento em um cenário específico do município, com alta complexidade.

A atividade foi coordenada pelo tenente Tárcio Salles da Silva, juntamente com o sargento Filipe Batista Soares e o soldado Nikolas Artur Magalhães França. O treinamento teve uma duração de dois dias, sendo que no primeiro dia foi dada uma instrução teórica sobre o teleférico, além de uma demonstração prática no próprio quartel de bombeiros. 

No segundo dia, os militares realizaram uma visita técnica ao teleférico, conhecendo todo o sistema de funcionamento do equipamento. Em seguida, já conhecendo a estrutura, os militares executaram um simulado de salvamento de vítimas retidas em cabine, utilizando técnicas específicas de salvamento em altura e equipamentos próprios para a atividade.

O teleférico é um dos pontos turísticos de maior atração da cidade, sendo administrado pelo Grupo Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas (Citur). O equipamento conta com cerca de 1.600 metros de extensão, ligando o Parque José Affonso Junqueira, no Centro, ao topo da Serra de São Domingos, local onde está o monumento do Cristo Redentor de Poços de Caldas.

Devido a relevância da atividade e complexidade do cenário, está sendo desenvolvido o primeiro Procedimento Operacional Padrão (POP), a nível nacional, para atendimento envolvendo teleféricos.