12ºBBM realiza reciclagem de mergulhadores

Início / Notícias Criado em: 23-12-2021 às 16h:21

Na semana de 13 a 17 de dezembro foi encerrada a requalificação de mergulho ano 2021 do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas, a atividade contou com uma carga horária de 40 horas aula atendendo ao previsto na legislação, com aulas teórica e práticas.

A ação visa a necessidade em manter os militares requalificados, de forma a estarem sempre atualizados e em condições para atendimento a ocorrências da atividade mergulho, além do cumprimento do estabelecido no OKR. Além do treinamento, os militares são submetidos a avaliação médica e odontológica e uma série de exames para verificar a condição de saúde de cada um.

Ao longo da semana foram ministrados conteúdos teóricos como fisiologia aplicada ao mergulho, tabelas de mergulho, acidentes de mergulho, Instrução Técnica Operacional - 12 (ITO-12). Aulas práticas em piscina, recargas de cilindros de mergulho, apneia estática, apneia dinâmica, montagem de equipamentos de mergulho, Equipagem dentro e fora d'água com os equipamentos de mergulho, tipos de buscas (zigue zague, circular), tipos de entrada dentro d'água, resgate do mergulhador.

Ao final os militares realizarem atividade em águas abertas colocando em prática as principais atividades realizadas durante o treinamento, realizando mergulho em águas profundas, atividades submersas com utilização de ferramentas, segurança de material no interior das embarcações.