Durante os dias 13 à 16 de outubro de 2022, foi realizada a Operação Sertão Veredas no Parque Nacional Grande Sertão Veredas na Chapada Gaúcha, com intuito de combater a diversos focos de incêndios florestais dentro do referido parque.

O 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM) enviou 09 militares integrantes da Operação Guardiões do Bioma (militares da Força Nacional, Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres-BEMAD, e 2ª Cia/12º BBM) para apoio aos combates. Foi implantado o Sistema de Comando de Operações (SCO) para gerenciar toda a operação. Em diversas áreas foram implantados um Posto de Comando.

O início dos combates se dava às 04:00 horas da manhã, estendendo até as 16:00 horas e todas as equipes permaneceram acampadas dentro da base de observação que localizava-se cerca de 01:30 horas de distância da Sede ICMBIO Chapada Gaúcha.

A operação contou com as ações das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com kit de combate a incêndio de Unaí, do helicóptero Pegasus 11, e equipe do COORPAER de Montes Claros, 47 Brigadistas do ICMBIO de diversas partes do país (Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais), 2 Air Tractors da Base Previncêndio da cidade de Januária/MG, Viaturas da Força Nacional (Operação guardiões do Bioma) , cerca de 10 caminhonetes do ICMBIO.

A Operação Sertão Veredas foi desmobilizada no dia 16 de outubro de 2022, após cessarem todos os focos de incêndio coincidindo com a desmobilização da Operação Guardiões do Bioma, onde os militares da Força Nacional e do BEMAD retornaram a seus locais de origem.

12º Batalhão de Bombeiros continua trabalhando na preparação, prevenção e mitigação dos incêndios florestais durante o período de estiagem de 2022.