No dia 22 de setembro, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da empresa DB Agroindústria, retomou o projeto de inclusão social Novos Horizontes, após um intervalo de suspensão devido à pandemia.

O Projeto Novos Horizontes, que teve início em Patos de Minas no ano de 2010, é uma iniciativa que vem transformando vidas e comunidades ao longo dos anos. Com uma nobre finalidade voltada para a interação e desenvolvimento social das pessoas portadoras de deficiências físicas e/ou mentais, o projeto se consolidou como um farol de esperança e superação em diversas cidades mineiras.

O Projeto Novos Horizontes tem como objetivo central promover a inclusão e a autoestima, ajudando cada aluno a superar suas limitações e, ao mesmo tempo, estimulando uma integração social mais ampla e inclusiva.

Uma das vertentes desse trabalho é o envolvimento em atividades aquáticas, incluindo a natação adaptada e a hidroginástica. Essas práticas não apenas promovem o bem-estar físico, mas também trabalham aspectos emocionais e psicológicos. Cada aluno é acompanhado de perto por profissionais dedicados, que respeitam suas particularidades e necessidades individuais.

Além disso, o Projeto Novos Horizontes desempenha um papel crucial na disseminação de conhecimentos relacionados à prevenção de afogamentos, contribuindo para a segurança da comunidade e promovendo uma cultura prevencionista entre seus alunos.

Essa retomada representa uma nova esperança para todos os envolvidos e reforça o compromisso da Corporação com a inclusão e responsabilidade social, coadunando com o propósito institucional “Salvar vidas e valorizar pessoas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança”.