12º BBM retoma o Projeto Bombeiro Mirim em Patos de Minas

Início / Notícias Criado em: 17-03-2023 às 14h:34

Na manhã da última segunda-feira (13), o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) realizou o lançamento do Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim em Patos de Minas para o ano de 2023.

O evento contou com a participação do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o presidente da Câmara dos Vereadores, Gladston Gabriel da Silva, o sócio proprietário da DB Agricultura e Pecuária, Daniel Bruxel, da Diretora do SEST Senat, Mônica Andrea Siebler Gomee, dentre outras autoridades, representantes de órgãos de segurança pública e outras instituições.

Destinado a crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos, do município de Patos de Minas, o projeto Bombeiro Mirim teve início em 2010 e desde então tem contribuído com a formação desses jovens, transmitindo valores cívicos e morais, em defesa da vida e em respeito à cidadania e à garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

A última versão do Bombeiro Mirim ocorreu no ano de 2019. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi interrompido. Agora, após a retomada das atividades presenciais em 2022, o projeto está sendo iniciado em 2023, com o objetivo de continuar contribuindo para o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.

No ano de 2023, a programação do Projeto Social Bombeiro Mirim terá duração de quatro meses, com duas turmas por semestre, sendo 35 alunos em cada turma, indicados e referenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos de Minas. As atividades ocorrerão em turno oposto às aulas escolares, em dois dias da semana.

Serão abordadas disciplinas voltadas à prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, ordem unida, educação ambiental e noções de resiliência e redução do risco de desastres. A expectativa é de alcançar 140 crianças no ano de 2023.

O Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim é um instrumento social que atua com foco na promoção da qualidade de vida, prevenção à criminalidade e violência, por meio de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária.

Essa é mais uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar que coaduna com seu propósito institucional “Salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.”