12º BBM realiza atividades de monitoramento em barragem em função das chuvas

Início / Notícias Criado em: 29-12-2021 às 11h:35

Em virtude das constantes chuvas em várias regiões de Minas, militares da 2ª Companhia de Bombeiros de Unaí, estiveram no município de Formoso, Noroeste de Minas Gerais, para avaliar risco iminente de rompimento de barragem de água, a fim de evitar danos aos distritos do entorno.

Quando a equipe de bombeiros chegou ao local deparou-se com a água quase ultrapassando a crista do barramento principal de imediato, juntamente com o proprietário da fazenda, definiram a estratégia de abrir um canal de escoamento lateral para que pudesse aliviar a tensão no maciço principal diminuindo o volume de água dentro da barragem.

Foi instalado o Sistema de Comando de Operações – SCO como ferramenta de gestão de incidentes, facilitando a interação de todos os órgãos envolvidos, assim como a tomada de decisão e plano de ação. As ações coordenadas pelo CBMMG com a interação com os diversos órgãos no local favoreceram os trabalhos de todos os envolvidos, o que culminou na eliminação do risco iminente de rompimento da barragem da fazenda.

Compareceram ao local equipes do NEA - Núcleo de Emergências Ambientais da FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, Defesa Civil de Unaí, IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas e representantes da Prefeitura Municipal de Formoso/MG.

Após avaliação da equipe do CBMMG, IGAM, FEAM e Defesa Civil, foi feita intervenção com retroescavadeira criando um canal de escoamento lateral esquerdo, de aproximadamente 70 metros de comprimento, iniciando-se com 1 metro de profundidade, com intuito de escoar em um nível de segurança, a água da barragem que estava represada sem vazão de escoamento pela válvula de descarga, sendo realizado o canal de escoamento até o dia 13, finalizado com 4 metros de profundidade. O volume de água da referida barragem reduziu a 50% no dia 13, sendo realizado monitoramento diariamente até extinguir os riscos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais mais uma vez atua de forma eficiente na gestão de desastres, evitando impactos no meio ambiente, perda de vidas e patrimônio!