12º BBM realiza treinamentos para integrantes de COMPDECs e militares da região de Patos de Minas

Início / Notícias Criado em: 26-01-2023 às 13h:36

Entre os dias 19 e 27 de janeiro de 2023, o 12º Batalhão de Bombeiro Militar (12°BBM) realizou treinamentos na sede do Batalhão em Patos de Minas, como fase de preparação do ciclo de Defesa Civil relativo ao período chuvoso 2022/2023.

O primeiro treinamento envolveu 11 representantes das Coordenadorias Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) de municípios da região do Alto Paranaíba, visando estreitar a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e as respectivas Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil. Foram ministradas instruções teóricas e práticas sobre Sistema de Comando em Operações (SCO), Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC) e sobre Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Além disso, foram ministrados temas sobre afogamentos e traumas, acidentes domésticos, nós e amarrações, lançamentos de cordas e procedimentos de abandono veicular em caso de inundações.

O segundo treinamento foi voltado para as alas operacionais da sede do 12º BBM em piscina de clube do município de Patos de Minas. Contemplou a simulação de abordagem de vítimas em águas rápidas com a utilização de coletes de isca viva e sacos de arremesso, capacitando os militares para ocorrências de salvamento de vítimas ilhadas em veículos ou arrastadas por enxurradas, inundações e correntezas.