12º BBM realiza treinamento de SCO do período chuvoso e simulado

Início / Notícias Criado em: 22-12-2022 às 14h:00

No dia 16 de dezembro do ano de 2022, foi realizado na Cidade de Unaí/MG – 2ª Cia /12º BBM, o Treinamento de Sistema de Comando de Operações referente ao Período Chuvoso. O referido treinamento foi ministrado para 35 militares do 1º Pelotão de Unaí e contou com a participação dos representantes da Polícia Militar, Defesa Civil de Buritis, Urucuia, Riachinho, Unaí e Defesa Civil Estadual, além de integrantes da Coordenadoria de Assistência Social e da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Unai. O treinamento contou com instruções sobre o cenário normativo ligado as Coordenadorias de Defesa Civil, Sistema de Comando de Operações e Operações integradas de respostas a chuvas.

Após a instrução teórica de SCO as equipes do CBMMG juntamente com os integrantes da Defesa Civil realizaram 07 vistorias em locais de risco na cidade de Unaí. Durante essas vistorias, foram realizadas diversas orientações à população em área de risco, alertando sobre os perigos do período chuvoso assim como catalogando as famílias desses locais.

No inicio da tarde, foi realizado Simulado de Sistema de Comando de Operações específico para o período chuvoso com todos os participantes.
Ao final da tarde, foi ministrado o treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações a todos, sendo repassado as técnicas de retirada de vítima em meio aquático utilizando saco de arremesso, isca viva, embarcações motorizadas (Jet Sky) e descida do Rio Preto em correnteza.
A atividade proporcionou uma nova vivência operacional aos 09 Soldados Bombeiros Militar recentemente formados que chegaram a 2ª Cia, que serão distribuídos no Pelotão de Unaí e João Pinheiro (pertencentes a 2ª Cia Op./12º BBM).

12º Batalhão de Bombeiros trabalhando na preparação e prevenção ao período chuvoso de 2022/2023.