O 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM) em Patos de Minas (MG), realizou na última semana, no auditório do 15º Batalhão de Polícia Militar (15°BPM), a formatura da primeira turma do Projeto Social Bombeiro Mirim 2023. Foram 41 alunos que, na companhia de seus familiares e amigos, receberam o certificado de conclusão e os cumprimentos das autoridades presentes.

O evento se reveste de relevância por ser a primeira ação social do 12ºBBM no ano de 2023 e o retorno de um projeto cuja primeira edição remonta ao ano de 2010. Desde então, mais de trezentas crianças e adolescentes receberam instruções por militares do CBMMG sobre diversos temas, visando à promoção da cultura da prevenção, consciência ambiental e redução da exposição à criminalidade. As instruções ocorreram nas dependências do SEST SENAT Patos de Minas.

A nova edição do projeto ocorre após três anos de restrições causadas pela pandemia e trouxe o diferencial de turmas formadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município. Foram utilizados critérios sociais e comportamentais na seleção dos jovens na faixa etária dos nove aos quinze anos, moradores assistidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Durante cerca de quatro meses, participaram de palestras educativas, treinamentos de primeiros socorros, ações de conscientização ambiental na cidade e em defesa civil, totalizando noventa horas de instruções teóricas e práticas.

Na solenidade, estavam presentes os apoiadores e as autoridades envolvidas, dentre as quais o juiz da 1ª Vara da Infância e Adolescência, senhor Vinícius de Ávila Leite, em cuja fala foi exaltada a iniciativa do Corpo de Bombeiros para a juventude e como o Projeto Bombeiro Mirim é uma oportunidade de crescimento familiar e dos valores cívicos no Brasil.

O Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim reafirma o propósito institucional do Corpo de Bombeiros Militar de “salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança”.