Na última semana, o 5º Pelotão de Patrocínio, pertencente à 1ª Companhia Operacional do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (12º BBM), sediou o 4º Workshop de Salvamento em Altura.  Participaram do evento 16 discentes e 8 instrutores oriundos das cidades de Patos de Minas, Patrocínio, Unaí, Paracatu e João Pinheiro.

O Workshop, tradicionalmente já realizado pelo pelotão de Patrocínio, foi realizado em três locais distintos: no pelotão de Patrocínio, em um prédio em construção no condomínio Serra Dourada e em um antigo silo de grãos da extinta Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (CASEMG).

Com o apoio das empresas Resgatécnica e Skylotec, os participantes tiveram a oportunidade de realizar treinamentos e simulações com equipamentos modernos. Foram realizadas as seguintes oficinas: nós e amarrações, processo de enrolar cordas, confecção de ancoragens, sistema de redução de forças, operação com macas e escadas, tracionamento de cabos, rapel de adaptação, rapel com ancoragem humana e improvisações, rapel com vítima, salto para resgate de suicida, resgate de operário, teleférico, tirolesa, resgate de operário em galeria de elevador, ascensão por cordas e resgate de operário em silo.

As atividades e oficinas desenvolvidas visaram simular ocorrências do serviço operacional nas quais é necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura, de forma a garantir maior segurança aos bombeiros e às vítimas em tais situações. Outro objetivo é a multiplicação dos conhecimentos, pelos discentes, aos demais militares dos pelotões de João Pinheiro, Paracatu e Patrocínio, além da Sede do 12º BBM e 2ª Companhia Operacional de Unaí.

Diante dos riscos inerentes à atividade de salvamento em altura, dentre outras, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem estabelecido de forma prioritária em seu Plano de Comando o fortalecimento do ensino e instrução, visando à excelência do serviço prestado à população.