12º BBM lança Operação Alerta Verde em virtude do período de estiagem 2022

Início / Notícias Criado em: 17-05-2022 às 11h:20

Na primeira semana de maio foi lançada, na sede do 12º Batalhão de Bombeiros Militar em Patos de Minas, a Operação Alerta Verde, que é uma das fases do Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2022. A operação será desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas e visa promover a prevenção aos incêndios em lotes vagos.

No ano de 2021, foi registrada a maior incidência de focos de calor dos últimos 10 anos em Minas Gerais, tendo o mês de setembro registrado incidência de 70% acima da média dos últimos 24 anos.

Este cenário demandou grande esforço do Corpo de Bombeiros Militar em operações de combate a incêndios na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, cujos resultados demonstraram a importância da cooperação mútua com prefeituras e entidades/órgãos ligados ao meio ambiente e agronegócio.

Para o ano de 2022, a corporação tem desenvolvido, de forma antecipada, ações dentro das fases do ciclo de gerenciamento de desastres, buscando promover a prevenção com campanhas de conscientização, mobilização das comunidades rurais por meio de palestras e treinamentos de voluntários. Por outro lado, a capacitação dos bombeiros militares tem sido priorizada na fase de preparação, através de cursos e treinamentos de prevenção e combate a incêndios florestais.

A Operação Alerta Verde será realizada do dia 09/05/2022 até o dia 05/08/2022 nos municípios de Patos de Minas, Patrocínio, Unaí, Paracatu e João Pinheiro, em parceria com as Defesas Civis municipais, e tem por objetivo prevenir os incêndios em lotes vagos por meio da conscientização da população quanto à necessidade de limpeza dos lotes. Espera-se com isso ter maior disponibilidade para as equipes do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento aos incêndios em áreas rurais com risco para as propriedades agrícolas e para o meio ambiente.

Anualmente, por meio do Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem, o Corpo de Bombeiros Militar contribui para a promoção da resiliência dos municípios mineiros, tornando as comunidades mais preparadas para o gerenciamento do risco de desastres.