No ano de 2021, o Noroeste de Minas Gerais sofreu com os incêndios que impactaram as áreas rurais, resultando prejuízos aos produtores e ao meio ambiente. Diante desse cenário enfrentado, o 12º BBM, antes mesmo do fim do período chuvoso, iniciou os trabalhos para o enfrentamento do período de estiagem no ano de 2022, com visitas a municípios estratégicos com intuito de estabelecer cooperação mútua nas ações de prevenção, preparação e respostas às ocorrências de incêndios rurais.

Em outra frente, também buscando melhoria logística, a unidade tem mostrado às cooperativas e empresas do ramo do agronegócio, como também ao poder público, tanto judiciário, executivo e legislativo, além do Ministério Público, a necessidade de estruturação para melhorar, sobretudo, a prevenção aos incêndios rurais.

Neste sentido, a 2ª Companhia de Unaí e o Pelotão de Paracatu tem tido papel fundamental tanto na articulação institucional, quanto no engajamento e aprimoramento nas ações de preparação e resposta aos incêndios rurais. Em cada um desses municípios, no ano de 2021, foi estabelecida uma base operacional, decorrente da implantação do Plano Integrado de Preparação e Respostas aos Incêndios Rurais em parceria com Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Em Paracatu, a empresa Arcelor Mittal Bioflorestas, que sofreu com incêndios em sua fazenda de reflorestamento, realizou a doação de 01 kit de combate a incêndio florestal e 02 sopradores, sendo que o kit foi repassado ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) que reforçou as equipes do pelotão durante o período crítico de incêndios.

Já em Unaí, ação da Cooperativa Coagril possibilitou a doação de 01 drone e a Cooperativa Capul, juntamente com recursos do MPMG, possibilitou a aquisição de 01 kit de combate a incêndio florestal. As entregas foram realizadas no mês de fevereiro em eventos, onde a Corporação pôde agradecer também aos demais parceiros que colaboraram no ano de 2021 para o êxito da missão.

Para o ano de 2022, com o objetivo de evitar o cenário enfrentado em 2021, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, entre os dias 21 a 24 de fevereiro, realizou diligências junto aos representantes dos municípios de Vazante, Brasilândia de Minas, Arinos, Chapada Gaúcha e Buritis apresentando a proposta de cooperação mútua por meio do projeto “Noroeste Mais Resiliente”.

O projeto visa potencializar as ações do CBMMG especialmente naqueles municípios mais impactados por incêndios em 2021 e que ainda não possuem instalação física do CBMMG. Com essa cooperação mútua, busca-se maior investimento nas fases de preparação e prevenção, sobretudo junto à comunidade rural desses municípios, promovendo com isso redução do risco de desastres decorrentes do período de estiagem.

Corpo de Bombeiros Militar apoiando na construção de municípios mais resilientes no Noroeste do Estado!