Na última semana, o 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM) e a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), juntamente com secretários municipais, promoveram uma reunião para alinhar estratégias para o enfrentamento ao período chuvoso 2023/2024 e divulgar a atualização do Plano de Emergência Pluviométrico (PEP) e o Plano de Contingência (Plancon) do município. Essa iniciativa visou validar ações e assegurar o pleno conhecimento de todas as partes envolvidas.

O encontro contou com a presença de diversas secretarias municipais e instituições parceiras, como Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Regional de Defesa Civil (Redec), Superintendência Estadual de Saúde, Professores da Universidade de Uberlândia, e representantes do legislativo municipal.

Durante o evento, foi abordada a importância da adesão do município ao Programa Construindo Cidades Resilientes da ONU (MCR2030). Também foram explanados os princípios do Sistema de Comando em Operações (SCO) e sua aplicabilidade no contexto do PEP, ressaltando a organização e coordenação que o SCO proporciona.

Por fim, foi detalhado o Plano de Contingência do município para o cenário de enchentes e alagamentos. Foram apresentados os níveis de alerta, que variam de acordo com o nível do Rio Paranaíba e o regime de chuvas, bem como as ações previstas no plano, distribuindo as responsabilidades entre as secretarias municipais e órgãos externos.

A reunião representou um importante passo na preparação do município de Patos de Minas para lidar com situações de emergência decorrentes de eventos pluviométricos intensos, fortalecendo sua capacidade de resposta e resiliência.

Corpo de Bombeiros Militar contribuindo para a construção de cidades resilientes.