No mês de setembro, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) enfrentou uma série de desafios provocados por um clima caracterizado por altas temperaturas, ausência de chuvas e fortes ventos. A soma desses fatores levou ao desencadeamento de diversos incêndios florestais na região noroeste do estado, área de atuação da 2ª Companhia de Unaí.

Entre os inúmeros focos de incêndio que demandaram a atuação incansável das equipes do 12º BBM, destacaram-se alguns eventos que demandaram 2 ou mais dias de atuação, como: um incêndio em Arinos, um na rodovia MG 400, nas proximidades de Buritis e um em Bonfinópolis de Minas. As chamas consumiram áreas extensas de 400 a 800 hectares em cada uma dessas localidades.

Todas essas ocorrências demandaram uma enorme gama de recursos humanos e materiais, incluindo o kit guarany, sopradores, bombas costais, abafadores, drones, caminhões tanque e aeronaves além, do importante apoio de brigadistas profissionais, voluntários e representantes das prefeituras municipais.

Esses eventos destacam o cenário enfrentado pelos militares 12º BBM, que encararam condições desafiadoras para proteger o meio ambiente e a comunidade local. Além disso, ressaltam a importância do apoio que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebe de autoridades locais, voluntários e todos os envolvidos na luta contra os incêndios florestais, que continuam a ser uma ameaça crítica em face as condições climáticas adversas do período de estiagem.