12°BBM realiza formação de brigada e simulado na cidade de Arinos

Início / Notícias Criado em: 27-10-2022 às 13h:59

Durante os dias 18 a 21 de outubro do ano de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a formação de uma Brigada Florestal no município de Arinos. A iniciativa é fruto da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Arinos, em resposta ao grave cenário de incêndios ocorridos no ano de 2021, que consumiu mais de 50 mil hectares na região. O principal objetivo da formação é promover a construção de cidades resilientes e reduzir os riscos de desastres nas comunidades, sobretudo nos municípios mais distantes e com maior vulnerabilidade.

O curso foi ministrado para 28 integrantes da Prefeitura de Arinos, e contou com instruções sobre os aspectos legais relacionados aos incêndios florestais, Sistema de Comando de Operações (SCO), Combate a Incêndios Florestais, equipamentos e acessórios, Proteção e Defesa Civil, Segurança nas Operações e monitoramento de focos de Incêndio via satélite e aplicativos. As técnicas ensinadas são usadas como estratégia de prevenção e combate a incêndios florestais, pela qual se busca a redução da dimensão dos incêndios florestais e sua incidência.

Foi realizada também visita à Escola Estadual Chico Mendes (comunidade impactada pelos incêndios em 2021) com intuito de ministrar Palestra aos alunos e professores sobre a importância da educação ambiental, perigos do uso do fogo e sobre a não utilização do fogo contra fogo.
Ao final do curso, foi realizado Simulado de Sistema de Comando de Operações em Incêndios Florestais na Sede da Casa da Cultura – que contou com a presença com representantes da Defesa Civil de Arinos, Prefeito do município Sr. Marcílio Almeida, Secretário de Saúde, Assistentes Sociais, representantes e alunos da APAE Arinos, Integrantes do SAMU Base Arinos, Polícia Militar, Líderes dos assentamentos da região. O simulado contou com cerca de 60 pessoas envolvidas das diversas empresas e órgãos acima citados.

12º BBM contribuindo na construção de cidades resilientes!