Na última semana, em Patos de Minas, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (12°BBM), realizou o treinamento de Sistema de Comando de Operações – SCO para os representantes da COMPDECS dos municípios do Alto do Paranaíba.
O evento foi destinado aos integrantes das COMPDECs dos municípios do Alto Paranaíba e/ou aos servidores municipais que atuam na pasta da Defesa Civil dos municípios que ainda não possuem COMPDECs designados, visando fortalecer a integração dos municípios junto ao Corpo de Bombeiros Militar para o enfrentamento ao período de estiagem 2023.

O treinamento também teve como objetivo proporcionar conhecimentos aos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil sobre a ferramenta gerencial SCO de concepção sistêmica e contingencial, que padroniza as ações de resposta de situações críticas de qualquer natureza ou complexidade. O SCO permite a adoção de uma estrutura organizacional integrada para enfrentar os desastres diante de uma situação crítica, proporcionando maior segurança para as equipes de trabalho e demais envolvidos para o alcance de objetivos e prioridades previamente estabelecidas e o uso eficiente e eficaz dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e de informação) disponíveis.

O treinamento abordou o fortalecimento de ações de Defesa Civil dos Municípios, Sistema Comando de Operações, Simulado de SCO em Incêndios Florestais, Geoprocessamento de Dados sobre incêndios florestais e noções sobre equipamentos e ferramentas de combate.
Os municípios de Patos de Minas, Coromandel, Patrocínio, Serra do Salitre, São Gonçalo do Abaeté, Guimarânia, Presidente Olegário e Romaria enviaram os das COMPDECS para participação no treinamento.

O 12º BATALHÃO DE BOMBEIROS CONTINUA TRABALHANDO NA PREPARAÇÃO AO PERÍODO CRÍTICO DE ESTIAGEM DE 2023.