No último domingo (08), o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM), dentro do Plano de Enfrentamento ao Período Chuvoso, juntamente com a Prefeitura de Patos de Minas e Defesa Civil, aumentaram o nível de alerta e iniciaram as ações para reduzir os riscos de desastres nas áreas suscetíveis a inundação.
Depois de uma subida considerável do nível do Rio Paranaíba, que somou 3,15 metros em cerca de 36 horas, as autoridades iniciaram as visitas às residências localizadas na mancha de inundação. As famílias foram orientadas sobre a necessidade de evacuação e sobre os serviços que estão disponíveis por parte da prefeitura e Corpo de Bombeiros Militar para apoiá-las neste momento.

Além do trabalho nas imediações ao rio, neste domingo as equipes do Corpo de Bombeiros Militar prestaram atendimento a diversas ocorrências em outros pontos da cidade, como no cruzamento da avenida Piauí com avenida Fátima Porto, onde um veículo estava sendo levado pelas águas, e no bairro Jardim Esperança, onde uma residência teve a parede colapsada por conta do acúmulo de água em um lote vago localizado atrás da residência. Por volta de 19:00 horas o nível do rio chegou a 8,97 m, próximo da cota de início de inundação do perímetro urbano (9,30 m).

Devido às condições climáticas e a elevação intensa do nível do rio, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar em conjunto com a Defesa Civil estão intensificando o monitoramento do nível do rio e as orientações para a população afetada, de forma a disponibilizar alertas precoces e minimizar os impactos de eventual desastre no município. Ressaltamos que o Corpo de Bombeiros segue disponível 24 horas por dia através do telefone 193 e conta com apoio da Defesa Civil que pode ser acionada via o telefone 199.

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais contribuindo para construção de cidades resilientes!