Ocorreu no final do mês de Novembro, a formatura de 60 alunos da segunda turma do ano de 2023 de Bombeiros Mirins pelo 12° Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (12°BBM), com sede na cidade de Patos de Minas.

Realizado em parceria com a prefeitura de Patos de Minas, SEST/SENAT e a empresa agrícola DB, o projeto contou com a participação de crianças e adolescentes de 09 a 15 anos de idade, tendo como critério prioritário para seleção do público alvo a vulnerabilidade social.

O curso que se iniciou no mês de julho e contou com diversas atividades práticas e aulas com conteúdos como: Atendimento Pré-Hospitalar, Prevenção e Combate a Incêndios, Ordem Unida, Civismo e Cidadania, Preservação do Meio Ambiente, Nós e Amarrações e noções de Proteção e Defesa Civil.

Além das matérias previstas na grade curricular da formação, os bombeiros mirins estiveram presentes em diversas atividades relacionadas a contextos e datas importantes para a sociedade e o meio ambiente, como, por exemplo, o plantio de árvores típicas do cerrado mineiro no dia da árvore, blitz educativa na semana nacional do trânsito, desfile cívico no 7 de setembro, dentro outras.

O projeto tem como principal objetivo o alinhamento com o objetivo estratégico priorizado no plano de comando da corporação: “Incentivar a cultura de prevenção e proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente”.

Nossos alunos agora poderão atuar como agentes multiplicadores, levando os princípios e conhecimentos adquiridos, contribuindo para a construção de um município mais resiliente.