Avança uma nova cooperação estratégica entre o 12º Batalhão de Bombeiros Militar e o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), ampliando as ações de resiliência regional no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, em alinhamento à agenda 2030.

No dia 9 de setembro de 2025, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar apresentou à Diretoria Executiva do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) uma proposta de Termo de Cooperação Mútua. O encontro teve como objetivo demonstrar a importância de unir esforços entre as instituições para o fortalecimento da gestão de risco de desastres e da resiliência climática na região.

Em conformidade com o novo Plano de Comando do CBMMG, em sua 6ª edição, a ideia é somar forças para ampliar a prevenção e a preparação diante de desastres e das mudanças climáticas extremas, por meio de projetos de capacitação, pesquisa, tecnologia e ações sociais que beneficiarão Patos de Minas e toda a região.

A proposta está alinhada à agenda da ONU “MCR 2030 – Construindo Cidades Resilientes” e reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros no fortalecimento de ações preventivas e preparatórias para redução dos riscos de desastres, bem como na missão de salvar e valorizar vidas, inspirando pessoas e levando esperança. A iniciativa une esforços entre a segurança pública, os municípios do Alto Paranaíba e Noroeste mineiro e o ensino superior, visando ao desenvolvimento de projetos técnicos, pesquisas aplicadas, capacitações e ações educativas voltadas à gestão de riscos e desastres, promovendo cidades e comunidades mais seguras, preparadas, resilientes, inteligentes, inclusivas e sustentáveis.

O Termo de Cooperação prevê a atuação conjunta em diversas frentes, incluindo o mapeamento de áreas vulneráveis, o desenvolvimento de planos de contingência, a realização de simulados e oficinas de capacitação para servidores municipais, além da inserção de estudantes em atividades de extensão e pesquisa voltadas à resiliência. Também contempla a ampliação de projetos de responsabilidade social focados em autoproteção e proteção comunitária até o ano de 2030.