O 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12° BBM) e a Reitoria do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estão trabalhando em uma parceria institucional inovadora para acelerar o aumento da resiliência a desastres nos municípios da região. O projeto ainda contará com a participação da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CISPAR). Participaram da reunião o Comando do 12º BBM, o Reitor do UNIPAM, Pós Doutor Henrique Carivaldo Miranda Neto e o Coordenador do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) do Centro Universitário de Patos de Minas, Professor Heitor Cunha Barros.
Trata-se de uma rede regional de pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica voltada à redução de riscos de desastres e resiliência climática que visa unir universidades, institutos de pesquisa e outros órgãos para desenvolver estudos e ações relacionadas à prevenção e gestão de desastres.
Dentre os benefícios da parceria está o fortalecimento da resiliência e a capacidade de resposta a desastres na região através da cooperação entre instituições, a geração de conhecimentos e práticas em gestão de riscos e desastres, a capacitação comunitária e dos agentes de proteção e defesa civil para lidar com situações de emergência e desastres e o intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução de riscos e desastres.
Ainda, está na pauta promover seminários para divulgar informações e práticas inspiradoras em redução dos riscos de desastres e estabelecer parcerias e divulgar campanhas voltadas ao aumento da percepção de riscos e da resiliência nas comunidades escolares. Às universidades cabem um papel de destaque nesse contexto, por meio da formação de profissionais capazes de pensar e gerir a complexa rede envolvida na comunicação de risco de desastres, da produção de conhecimento científico e do desenvolvimento de projetos e programas em conjunto com o CBMMG e a sociedade.
Essa parceria representa um importante passo para promover a resiliência a desastres e o desenvolvimento sustentável na região no contexto da Iniciativa MCR 2030 da ONU, demonstrando o compromisso das instituições em trabalhar juntas para o bem-estar da população de todo o alto paranaíba e noroeste mineiro.