O 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12° BBM) realizou, nesta quinta-feira (12), uma solenidade de entrega de materiais, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para fortalecimento das ações de resposta a desastres hidrológicos no período chuvoso. A iniciativa é um avanço na preparação do Corpo de Bombeiros Militar, visando a redução dos impactos provocados por enchentes e inundações nas regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.
O período chuvoso traz consigo riscos concretos à vida, ao patrimônio e à infraestrutura dos municípios. Diante desse cenário, o investimento em equipamentos adequados é imprescindível para garantir respostas rápidas, seguras e eficazes por parte das guarnições do 12°BBM. Este ato simboliza o compromisso institucional com a prevenção, preparação e resposta a desastres, promovendo a resiliência das cidades e a proteção da vida.
A aquisição dos materiais foi possível graças à captação de recursos junto ao Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente, resultado de uma articulação institucional voltada à redução de riscos de desastres na região. Destacamos, com gratidão, a atuação da Promotora de Justiça da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente, Dra. Carolina Frare Lameirinha, que viabilizou a aquisição desses importantes equipamentos, e o apoio da Fundação Salvar, representada por seu presidente, tenente-coronel Fellipe Augusto Oliveira.
O investimento, no valor total de R$ 197.990,00, permitiu a aquisição de:
17 kits de salvamento aquático/mergulho (capacete, luvas, botas de neoprene, máscara, snorkel, nadadeira e colete salva-vidas);
2 botes infláveis para salvamento aquático;
51 capas de chuva;
2 levantadores de peso submerso;
2 moto-geradores de energia B4T 3500;
1 sistema de internet via satélite (Starlink), com contratação de 24 meses.
Esses materiais serão empregados no atendimento a ocorrências relacionadas a enchentes e inundações, além de apoiar os municípios das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.
“Mais do que um investimento em equipamentos, trata-se de um gesto de cuidado com os profissionais que atuam na linha de frente das emergências, proporcionando melhores condições de trabalho, maior segurança operacional e eficiência no atendimento à população”, destacou o comandante do 12°BBM, tenente-coronel BM Marcos Vinicius de Assis, ao lado de autoridades presentes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reafirma, assim, seu compromisso com a sociedade mineira, ressaltando a importância da integração entre instituições públicas para a construção de cidades mais seguras e resilientes.