Na manhã desta quinta-feira (5), o 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), no Centro de Treinamento de Timóteo, conduziu um simulado de atuação operacional do Plano de Auxílio de Mútuo (PAM) - Vale do Aço. Este evento destacou-se pela participação ativa das empresas parceiras do plano, da Defesa Civil, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), SAMU, da Brigada Orgânica do Minas Prevenção, do Grupo de Apoio Voluntário de Emergência de Nova Era-MG (GAVE) e dos Bombeiros Voluntários do Município de São Domingos do Prata. A colaboração e cooperação entre todos esses atores foram valorizadas e ressaltadas como elementos fundamentais.

Durante a simulação de um acidente ferroviário que desencadeou uma série de incidentes subsequentes, o Sistema de Comando em Operações (SCO) foi empregado como uma ferramenta de gestão para melhor coordenar e controlar a ocorrência. Cada recurso utilizado, bem como o número de vítimas e funcionários socorridos, foi devidamente catalogado. Além disso, diversas oficinas foram realizadas no local, abrangendo áreas como Atendimento Pré-Hospitalar (com o método START), combate a Incêndio, Manuseio de Produtos Perigosos, Resgate Veicular e Operações em Altura.

Ao longo de toda a atividade, a integração entre as diversas empresas que compõem o PAM foi uma constante, reforçando a importância do trabalho conjunto em situações complexas. Observadores também estiveram presentes, absorvendo valiosas informações durante a simulação.

Este simulado representa uma oportunidade excepcional de treinamento para todos os envolvidos em ocorrências de elevada complexidade, sobretudo aquelas que apresentam características industriais típicas da região metropolitana do Vale do Aço.