11º BBM implementa melhorias na infraestrutura e na frota de viaturas

Início / Notícias Criado em: 15-02-2021 às 17h:00

Ao longo do ano de 2020 e início de 2021, o trabalho por melhorias nas infraestruturas da sede dos pelotões e na revitalização das viaturas na área de atuação do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM) foram incessantes. As mudanças vão desde melhorias na prestação de serviços, passando por aquisição de novos materiais, por reformas de viaturas e mudanças de Sede de Pelotões.


O compromisso para com a sociedade e a participação da Unidade na Agenda de Convergência do Vale do Aço - que tem por objetivo traçar metas e planejar estratégias para desenvolvimento e melhoria do Vale do Aço e região - é presidida pelo Senhor Flaviano Gaggiato. Bem como a participação no Grupo de Segurança - FIEMG, presidido pelo Senhor Eduardo da Paty - que envolve também a preocupação com a segurança pública - se tornaram ferramentas importantes de acesso às fontes alternativas de recursos junto ao Poder Judiciário, empresariado e Políticos da Região.

5º Pelotão BM – Coronel Fabriciano


Um grande avanço para a atuação do CBMMG no Vale do Aço foi a mudança da Sede do 5º Pelotão de Coronel Fabriciano, saindo de um imóvel acanhado e locado para uma sede própria, aproveitando-se de estrutura preexistente antes pertencente ao DER.


A nova estrutura deu aos militares melhores condições de trabalho, com ambientes maiores e mais arejados, permitindo também uma melhor acomodação das viaturas e equipamentos da fração.


Mas as melhorias não pararam na adaptação da nova estrutura. Em menos de um ano foram várias as ações do comando com o intuito para adequação do mobiliário sendo que cerca de 20% veio da Prefeitura do município. A outra parte do mobiliário foi fabricada pelos próprios militares que conseguiram através de recursos alternativos oriundos do empresariado local.


Esta realização somente foi possível devido ao compromisso dos militares em negociar a transferência do imóvel e obter recursos para as obras de adequação, dentre as quais estão duas emendas parlamentares estaduais, uma feita pelo Deputado Celinho do Sinttrocel, no valor de duzentos mil reais e pelo Deputado Bonifácio Mourão de trezentos mil reais.

        

Nova Sede do Pel de Coronel Fabriciano

               

 

6º Pelotão – Itabira

A nova sede do 6º Pelotão BM – Itabira possui mais de 47,5 mil m² e conta com Prédio para execução de atividades operacionais e administrativas, auditório, guarita, três quadras esportivas, duas quadras de peteca, um campo de futebol, uma piscina infantil e uma piscina semiolímpica.


Esse amplo espaço traz mais conforto para os militares e melhor acomodação das viaturas e equipamentos disponíveis para as atividades do pelotão. A infraestrutura existente permite também a realização de treinamentos para a comunidade em geral e militares, além de comportar, também, outros órgãos que apoiam o CBMMG em seus deveres constitucionais.


A Sede do 6º Pelotão de Bombeiros Militar contará também com o SAMU e a Defesa Civil Municipal e com a criação do Centro Integrado de Segurança Pública baseado na doutrina de Sistema de Gestão em Rede para redução e resposta a acidentes e desastres.


Além disso, a nova sede encontra-se em uma posição geográfica centralizada, melhorando o tempo resposta em atendimentos a ocorrências, além de encontrar-se fora da área de risco de barragens.


Para melhorias, foi destinado pelo Deputado Estadual Bruno Engler, atual PRTB, o montante de cento e vinte mil reais, exclusivamente com reformas e melhorias a serem executados pelo CBMMG, possibilitando a pintura nas cores padronizadas pelo CBMMG.

       

 

Renovação e transformação de viaturas

Considerando o momento de pandemia, onde recursos para investimentos em aquisições de viaturas se tornaram escassos, o 11º BBM através da Seção de Transportes envidou esforços a fim de melhorar a condição de viaturas do batalhão e manter plenas condições de atendimento às demandas da sociedade.


Por meio de apoio do empresariado e parceiros locais foi possível, através de doações, a aquisição de tintas e serviços de pintura e recuperação interna das viaturas TC (antiga UR), ABT, uma UR e APP (antigo ABS).


Esta última viatura, a primeira do tipo na área do 11º BBM, é de suma importância considerando o parque fabril instalado no Vale do aço e região e por possuir uma extensa malha rodoferroviária, por onde diariamente passam diversas mercadorias e produtos, dentre os quais incluem-se aqueles classificados como produtos perigosos.


Os recursos para a aquisição de equipamentos e materiais da Viatura APP, na ordem de duzentos mil reais, obtido por meio da Vara de Execuções Criminais.


A manutenção do Corpo de Bomba da AT, no valor de R$20.737,50, foi conseguido por meio recursos oriundo do Ministério Público, via Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) VII.

     

 

Aquisição de novos materiais para a 2ª Cia Manhuaçu

A 2ª Companhia – Manhuaçu, subordinada ao 11º BBM, recebeu novos equipamentos operacionais adquiridos com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no valor de duzentos mil reais, oriundo do Ministério Público do Trabalho, por meio do Dr Adolfo Jacob. O TAC foi intermediado pela Fundação Salvar que recebeu o valor, permitindo assim a aquisição de vários equipamentos como máscaras autônomas, conjuntos de combate a incêndio, macas, pranchas longas, ferramentas e manequim simulador de primeiros socorros.


A aquisição dos materiais beneficiou, também, o 2º Pelotão de Caratinga e tem proporcionado melhores condições de trabalho para os bombeiros, o que irá́ refletir diretamente em uma melhor prestação de serviço à população.

     

 

Centralização do Tele Atendimento no Vale do Aço

As melhorias se estenderam também ao serviço prestado. Baseados na possiblidade e necessidade de melhorar a qualidade da resposta ao público da região do Vale do Aço, principalmente nas diversas atividades realizadas pelo CBMMG, o 11º Batalhão de Bombeiros Militar realizou no ano de 2020 a centralização das chamadas de emergência para a sede da Unidade.


A unificação do atendimento do tridígito 193 teve por finalidade padronizar os atendimentos, agilizar a triagem e os despachos das viaturas realizados pelos militares que operam o tele atendimento, bem como proporcionar uma melhor coordenação dos recursos humanos e logísticos disponíveis na Região do Vale do Aço.

       

 

Excelência no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico

O 11º BBM sempre buscando os melhores resultados para o CBMMG, atingiu a meta estipulada pela DAT no Índice de Segurança Contra Incêndio e Pânico (ISCIP) no ano de 2020. A meta do ISCIP para o ano era de 0,40, tendo o 11º BBM esta alcançado com o índice de 0,416, sendo o segundo melhor coeficiente do Estado.


No ano de 2020 o Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) analisou mais de 1.568 projetos, em um prazo médio de até 8 dias. Realizou mais de 2.667 vistorias e com a emissão de 759 AVCBs.


A Unidade em consonância com as diretrizes da DAT, ano após ano, atinge as metas estipuladas e melhora a eficiência na prestação do serviço.

O trabalho continua

Outras ações já iniciadas continuam em andamento para o crescimento e desenvolvimento do CBMMG e do 11º BBM, com destaque para a construção do Posto Avançado em São Gonçalo do Rio Abaixo, que está sendo construído com recursos da prefeitura local, em um valor próximo a dois milhões e quinhentos mil reais. E a construção da nova sede do Pelotão BM de Timóteo que contará com um Centro de Treinamento (CT) anexo, cujos recursos de dois milhões de reais, são advindos de emenda parlamentar, encaminhada pela Deputada Federal Alê Silva (PSL).


Estão sendo, também, realizadas tratativas para a recepção, na modalidade depositário fiel, de um veículo Chevrolet Onix que será destinado à Companhia de Vistoria e Prevenção para utilização nas atividades de vistoria.


Os militares do 11º BBM continuam em constante atuação para a melhoria do serviço prestado a sociedade e em busca de melhorias na infraestrutura e logística, pensando no legado a ser deixado para as próximas gerações.

 

Reunião com o Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Sr Raimundo

Nonato, para tratar da a construção do Posto Avançado na cidade.

 

Reunião com o Prefeito de Timóteo, Dr. Douglas,

para tratar da a construção do Pelotão e do CT.

 

Simulador de incêndio urbano do CT, já instalado e em uso.