Marcando o encerramento da semana das crianças, o 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou neste último sábado, dia 18 de outubro, a Festa das Crianças 2025, evento central da semana de educação preventiva, na cidade de Ipatinga. A iniciativa reforça o compromisso de aproximar a comunidade e consolidar a importância da prevenção, trabalhando ao lado dos principais colaboradores: crianças e educadores. O objetivo é construir uma sociedade mais resiliente, onde todos são convidados a atuar como multiplicadores da cultura de prevenção.

O evento teve a participação de aproximadamente 120 pessoas, entre crianças, educadores, familiares e parceiros institucionais. Durante a manhã, além de informar o público sobre a existência de diversas iniciativas sociais em desenvolvimento na unidade, foi realizada a entrega simbólica do certificado de participação da primeira escola atendida pela unidade em 2025, por meio do Projeto Bombeiro nas Escolas.

Este ano, o 11º BBM atendeu 10 escolas no Vale do Aço. Além do projeto institucional, também estão em desenvolvimento na unidade outros projetos sociais com foco na prevenção. Projeto Passe a Passe de Futsal para Meninas de 09 a 15 anos na Escola Teresinha Nivea, o projeto Bombeiro Sênior, dedicado à terceira idade e o Projeto Golfinho, desenvolvido com o apoio da Ecomov em fase de implantação.

Os envolvidos nos projetos já ativos participaram do evento, sendo que alguns integrantes do projeto Bombeiro Sênior, que já possui menos de 1 ano de atividade na unidade, atuaram como voluntários apoiando a ação, demonstrando como a atividade já tem mostrado resultado ao torná-los parceiros e multiplicadores do bem-estar social.

Sob a liderança da comandante tenente-coronel Janine Gonçalves de Faria Rocha, o 11º BBM tem ampliado seu impacto social. Esse evento é uma plataforma para evidenciar a seriedade e o alcance das iniciativas sociais apoiadas pela instituição e alinhadas ao plano de comando da corporação, além de aproximar a comunidade da instituição. 

No evento os participantes acompanharam uma demonstração prática da oficina “Casa de Fumaça”, executada no projeto institucional Bombeiro nas Escolas, oportunidade em que foram orientados sobre condutas seguras em situações de incêndio em locais confinados — experiência educativa que alia teoria e prática na formação de uma comunidade mais preparada.

Nosso sincero agradecimento e reconhecimento aos patrocinadores e apoiadores da Semana de Educação Preventiva 2025: Sicredi Canaã, Cenibra, Fundação Aperam e Consep – Conselho Comunitário de Segurança Pública. Juntos, demonstramos a Governança e a Responsabilidade no Vale do Aço.

Prevenção é chegar antes do perigo e trabalhar para que o sinistro não aconteça. Previna-se!