11°BBM participa simulado de evacuação em conjunto com outras instituições

Início / Notícias Criado em: 24-08-2021 às 10h:36

No último sábado (21), militares do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11°BBM) participaram do simulado de evacuação de emergência em risco de rompimento de barragem nos municípios de Itabira e Santa Maria de Itabira.

O simulado contou com a participação de vários órgãos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Militar de Minas Gerais, Defesa Civil dos Municípios de Itabira e de Santa Maria de Itabira, Defesa Civil Estadual, além de representantes da Secretaria municipal de Saúde e Departamento de Trânsito da cidade de Itabira.

Foram coletadas várias informações tais como: número total de pontos de encontro, número de pessoas que se encontram na Zona de Auto Salvamento (ZAS) e Zona de Segurança Secundária (ZSS), dinâmica do acolhimento da população, sistema de contagem dos participantes, localização do Posto de Comando, ações de orientação à população.

O objetivo do simulado foi a identificação e treinamento de parte da População de Itabira e Santa Maria do Itabira dos pontos de encontros em caso de acionamento das sirenes das Barragens de:

Santana, Cemig I, Cemig II, Jirau, Dique Ipoema, Quinzinho, Borrachudo, Piabas, Borrachudo II e Alcindo Vieira.

A participação da população contava com previsão de público de 542 pessoas, e alcançou segundo registros da mineradora o número de 91.7% da participação do público alvo.