Na manhã desta quinta-feira (23), o 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM), em Divinópolis, recebeu um conjunto de equipamentos de corte hidráulico operacional para salvamento veicular à bateria (expansor, cortador e extensor), advindos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Domingos Sávio.

O evento contou com a presença da comandante do 10º BBM tenente-coronel Amanda Cristina Miranda, do deputado Federal Domingos Sávio, do presidente da câmara municipal de Divinópolis e do presidente da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública - Acasp.

Por ser à bateria e mais leves, as ferramentas adquiridas irão garantir melhores condições de manuseio e, por com consequência, maior eficiência na operacionalização dos trabalhos de desencarceramento. Dessa forma, a população mineira será a maior favorecida nas respostas de atendimeto a ocorrências envolvendo tanto acidentes automobilísticos como extração de vítimas em local de difícil acesso, retirada de animais presos em grades ou outros objetos, colapso de estruturas residencias, entre outras ocorrências.

Importante ressaltar que em 2022 o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) esteve presente em mais de 27 mil chamadas relacionadas a acidente de trânsito com vítimas. Dessas, as ferramentas de extricação foram fundamentais na retirada de pessoas presas ou retidas às estruturas veiculares.