O dia 25 de julho é conhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, tendo sido instituído por meio de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar sobre os perigos da falta de cuidados em ambientes aquáticos. Nesse sentido, na última terça-feira (25), o 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (10º BBM) aderiu à campanha “Não mergulhe em águas desconhecidas”, em busca de conscientizar a população sobre a relevância da prevenção aos afogamentos, uma triste realidade que vitima cerca de 800 pessoas por ano em Minas Gerais.

Diante da relevância das ações de prevenção, o 10°BBM realizou diversas ações de prevenção e salvamento nas cidades que integram a área de atuação da Unidade, com a finalidade de ressaltar a diversidade de cenários onde podem ocorrer afogamentos, tornando fundamental a atenção de todos para evitar tais tragédias.

Locais como cachoeiras, piscinas, rios, lagos, banheiras e até mesmo tanques podem se tornar cenários de risco se não forem adotadas as medidas preventivas adequadas. Somente na área do 10° BBM, ocorreram 8 mortes por afogamento no primeiro trimestre deste ano.

A comandante do 10°BBM, tenente-coronel Amanda Cristina Miranda, destaca que a Unidade tem se empenhado em realizar ações preventivas e de salvamento em todos os 53 municípios atendidos pelo batalhão, buscando evitar acidentes e preservar vidas. Ela ressalta a importância da participação de toda a sociedade nessa missão, seja denunciando situações de risco ou adotando cuidados básicos ao frequentar ambientes aquáticos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais conclama a população a abraçar a causa da prevenção aos afogamentos, valorizando a vida e contribuindo para a redução desses tristes incidentes que, infelizmente, têm ceifado vidas e causado dor a tantas famílias em nosso país. Através de uma cultura de segurança e cuidado com os ambientes aquáticos, podemos construir um futuro mais seguro e consciente para todos.