Nesta última terça-feira (15), foi celebrado o “Dia Mundial ao Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa” e neste contexto, a Prefeitura Municipal de Divinópolis, através do Conselho Municipal do Idoso, realizou nas dependências do “Parque da Ilha” uma manhã com diversas atividades para o público da terceira idade.

Foram promovidas várias ações como a estimulação de exercícios físicos com orientação técnica, acompanhamento psicológico, clínico, odontológico, além de brincadeiras, caminhadas, dentre outras atividades.

Em razão da importância do evento, o Projeto Social Bombeiro Sênior, conduzido pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM) se fez presente com a participação de 31 sêniores.

O projeto

O Bombeiro Sênior foi criado em abril de 2006 e desde esta data permanece ativo, sem interrupções. Divinópolis é a cidade pioneira no projeto, que é focado no atendimento de pessoas idosas, acima de sessenta anos, com algumas exceções em casos especiais. Suas ações são voltadas para inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e consequentemente da saúde e autoestima do público-alvo, buscando promover o bem-estar psicológico, emocional, social e corporal.

Estas ações compreendem uma série de atividades, principalmente, atividades físicas com indicação médica, com objetivo de oferecer oportunidade de reinclusão social, resgate da autoestima e valorização da pessoa idosa, redução do número de distúrbios psicológicos e suas doenças correlatas, tais como depressão, insônia, angústia, síndrome do pânico, etc.

Também é objetivo do projeto, proporcionar ao público da terceira idade a oportunidade para adquirir e aprimorar conhecimentos úteis no seu dia a dia, de maneira que possam se prevenir contra acidentes que circundam sua vida, bem como repassar aos seus familiares e amigos os conhecimentos adquiridos durante o curso, interagindo com a comunidade. Anualmente, recebem breve instrução de primeiros socorros e também sobre como evitar acidentes domésticos.