Considerando as ações de prevenção ao período de estiagem adotadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na manhã da última quarta-feira (25), militares do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM) estiveram no município de Carmo do Cajuru com intuito de realizar vistorias em lotes vagos.

As ações fazem parte de esforços preventivos para conscientizar a população e diminuir os números de queimadas na cidade, levando-se em conta a chegada período de seca.

A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar e também da Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Defesa Civil e Fiscalização de Posturas.

A orientação dos Órgãos Públicos competentes é que os proprietários ou responsáveis por terrenos no município os mantenham limpos. Além disso, orientam que as vegetações cortadas durante as capinas regulares sejam removidas do local, evitando-se assim que esses detritos sejam queimados.

Atear fogo é crime e também pode sujeitar à sanção administrativa.

Números

Os incêndios em vegetação estão entre as ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Mais de 41% das ocorrências de incêndio em vegetação são em lotes vagos. De um universo de 24.286 ocorrências em todo o estado, no ano de 2021, foram registrados 9.335 incêndios em terrenos desocupados.