Na última sexta-feira (20), a cidade de Oliveira recebeu o 2° Workshop de Proteção e Defesa Civil, um evento que teve como objetivo primordial capacitar os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil para enfrentar os desafios do período chuvoso. Realizado em colaboração com a Prefeitura Municipal e o 10º BBM, o workshop foi um passo importante na preparação da cidade para lidar com potenciais desastres naturais.

Com as mudanças climáticas globais e os eventos climáticos extremos tornando-se mais frequentes, é fundamental que as comunidades estejam bem preparadas para proteger vidas e propriedades. Os Bombeiros do Pelotão de Oliveira lideraram este esforço educacional e prático, reunindo uma rede de coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil em um ambiente de aprendizado e colaboração.

O evento contou com uma ampla gama de tópicos essenciais, incluindo:

1. Mapeamento de Áreas de Risco: Um aspecto crucial para a proteção da população é a identificação de áreas de risco. Durante o workshop, os participantes foram apresentados ao mapeamento dessas áreas, permitindo uma resposta mais eficaz a desastres potenciais.
  2. Monitoramento e Emissão de Alertas: A coleta e disseminação de informações em tempo real são fundamentais para manter a segurança pública durante eventos climáticos adversos.
  3. Confecção de Planos de Contingência: Ter planos de contingência bem elaborados é a base para uma resposta organizada a desastres. Os coordenadores municipais agora estão mais bem preparados para criar e implementar esses planos de forma eficaz.
  4. Noções de Captação de Recursos para Resposta e Reconstrução: Em tempos de crise, recursos financeiros são essenciais para uma resposta adequada. Durante o evento, os participantes trocaram experiências sobre financiamento para responder e métodos para reconstruir após desastres.
  5. Utilização do Sistema S2id: O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres é a plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações.

A importância deste workshop não pode ser subestimada. A presença de diversas autoridades no evento ressalta a relevância e o compromisso da cidade de Oliveira em proteger sua população e seus bens. Cerca de 100 servidores públicos participaram ativamente do workshop, demonstrando o engajamento da comunidade em fortalecer sua capacidade de resposta a desastres naturais.

O 2° Workshop de Proteção e Defesa Civil de Oliveira é um exemplo notável de como a colaboração entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura Municipal pode criar uma comunidade mais resiliente e preparada para enfrentar os desafios que o futuro pode apresentar. A preparação contínua e o compartilhamento de conhecimentos desempenham um papel fundamental na segurança e no bem-estar da população.