O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM) realizou nesta última quarta-feira (21), a Segunda Quadrilha Online do Bombeiro Sênior que, em função da pandemia, está com as atividades presenciais suspensas desde o ano passado.

Com a suspensão das atividades presenciais, os encontros acontecem remotamente através de plataformas de comunicação/reuniões digitais. Enquanto não é possível um retorno seguro, o grupo Bombeiro Sênior se diverte através destas atividades. Uma forma de interagir e aproveitar para colocar em prática os dotes gastronômicos.

Para a realização da Quadrilha Online, cada participante do grupo preparou seu cantinho com enfeites juninos, receitas típicas, além de capricharem nos trajes típicos das festas juninas.

Mesmo com todos os integrantes do Bombeiro Sênior vacinados e aguardando ansiosos pelo retorno das atividades, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais mantém o distanciamento pelo bem de todos os envolvidos até que as condições sejam mais seguras.

Sobre o projeto

O Bombeiro Sênior é focado no atendimento de pessoas idosas, acima de 60 anos, com algumas exceções em casos especiais. Suas ações são voltadas para inclusão social, melhoria da qualidade de vida, da saúde e autoestima do público-alvo, buscando promover o bem-estar psicológico (emocional), social e corporal.

Essas ações compreendem uma série de atividades, principalmente, atividades físicas com indicação médica, com objetivo de oferecer oportunidade de reinclusão social, resgate da autoestima e valorização da pessoa idosa, diminuir o número de distúrbios psicológicos e suas doenças correlatas, tais como depressão, insônia, angústia, síndrome do pânico, etc.

O Projeto serviu e serve de exemplo para outras unidades do Corpo de Bombeiros, que se basearam no Bombeiro Sênior de Divinópolis e iniciaram o projeto em outras cidades, ampliando o número de idosos atendidos no estado de Minas Gerais.