Militares do 6ºBBM oferecem treinamento para integrantes do Samu e outros servidores

Início / Notícias Criado em: 09-09-2020 às 14h:14

Os dias 5 e 6 de setembro, último fim de semana, foram de muito aprendizado e novas experiências para membros do futuro Samu Regional. Servidores de várias cidades da região leste, se reuniram no prédio da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), para participarem de uma capacitação promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Sáude da Rede de Urgência e Emergência (Consurge).

O treinamento organizado pelo Consurge visa a implantação da 1ª etapa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  Regioal (Samu). O objetivo do Consórcio Intermunicipal é gerenciar o Samu da região Macro Leste de Minas Gerais, que contará com um Complexo Regulador em Governador Valadares e mais 14 bases descentralizadas em toda a região.

Durante o treinamento, militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM) ministraram palestras e treinamentos práticos enfatizando o trabalho conjunto que já ocorre entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o SAMU.

Foi ministrada pelo Soldado Lucas Marçal Marcelino, uma palestra sobre "Segurança nas Operações Conjuntas entre Bombeiro e SAMU”, com ênfase em operações de Combate a Incêndio Urbano, Produtos Perigosos, Acidentes Automobilísticos e Salvamento em Altura.

Já nas oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de ver de perto a atuação do CBMMG em ocorrências de vítimas presas às ferragens, além de realizarem um rapel guiado, simulando uma situação que dependa da presença deles em locais de difícil acesso.

As oficinas práticas foram ministradas pelos seguintes militares: Sargento Dawidson Ramos Monteiro, Sgt Diogo Silva Pereira, Sgt Rodolfo de Magalhães Amaro, Cabo Alessandro Rocha da Silva, Soldado Sérgio Rodrigues Machado e Sd Arthur Barcelos Munhen.