Ocorreu, entre os dias 4 e 8 de março, o primeiro ciclo de atividades práticas do Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Incêndio e Explosão (Cepie). O curso de pós-graduação, que é executado pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), em parceria com a Academia de Bombeiros Militar (ABM), visa à formação de peritos bombeiros militares para a ampliação da atividade de investigação de incêndio realizada pelo CBMMG.

Durante a semana, foram realizadas atividades práticas relacionadas à perícia de incêndio em edificações, perícia em explosões e coleta de evidências.

Para a disciplina “Método Científico da Investigação de Incêndio em Edificações”, foi realizado um incêndio controlado para que os alunos pudessem realizar uma perícia de incêndio simulada em edificação, com o objetivo de encontrarem a zona de origem, o foco inicial e a causa do incêndio, colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina.

Já para disciplina “Método Científico da Investigação em Explosões”, os alunos do Cepie visitaram o Batalhão de Operações Especiais (Bope da PMMG, onde puderam receber instrução prática de militares do Esquadrão Antibombas sobre os diferentes tipos de explosivos e dos efeitos das detonações em diferentes materiais e ambientes.

Por fim, para a disciplina de “Coleta de Evidências”, foram realizadas 3 oficinas práticas onde os alunos puderam praticar as técnicas necessárias à coleta de diferentes tipos de vestígios, visando à preservação do elemento coletado para posteriores exames. A atividade focou em coleta de vestígios acelerantes, vestígios biológicos e documentação do local sinistrado.

O Chefe da Adjuntoria de Investigação de Incêndio da DAT e auxiliar de coordenação do curso, que acompanhou todas as atividades práticas, ressaltou: “A Perícia de Incêndio vem somar ao portfólio de atividades exercidas pelo CBMMG, possuindo como objetivo o levantamento de informações e circunstâncias que propiciaram o surgimento e a propagação de incêndios, visando munir de dados os demais setores da Corporação, sobretudo o Serviço de Segurança contra Incêndio e Pânico, para que haja a retroalimentação e a evolução das normas de prevenção e proteção contra incêndios”.