Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu algumas ações em homenagem as guerreiras que ajudam a construir uma corporação forte e que se desdobram em seus vários papeis fora do ambiente de trabalho.

Mulheres que pilotam aeronaves, que conduzem embarcações e viaturas pesadas, que enfrentam o fogo, a água, a altura, que trabalham no planejamento, que chefiam. Enfim, mulheres fortes que também são mães, filhas, esposas e fazem a diferença por onde passam.

Por todas essas razões, o CBMMG preparou algumas ações para homenagear e provocar a reflexão sobre as conquistas e desafios das mulheres ao longo dos anos na instituição. Confira as principais programações a seguir.

Sessão de Cinema

Nesta quinta-feira (7), o CBMMG promoveu uma sessão especial de cinema no Palácio das Artes, na sala Humberto Mauro, com a exibição do filme “Estrelas além do Tempo”. O filme conta a história da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, quando uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos.

Como todo filme pede pipoca, as militares receberam um kit com pipoca e refrigerante enquanto assistiam o longa-metragem que recebeu mais de dez premiações, incluindo o de melhor elenco.

Após o término do filme, elas participaram de uma roda de conversa com o tema “Gestão do Tempo”, com a participação da capitão Luciana Fagundes e tenente Elen Roberta, sendo a conversa intermediada pela cabo Rafaella Santos. O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, prestigiaram o evento.

Plantão Operacional

Já nesta sexta-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apostou novamente na força das bombeiras para mais um plantão operacional exclusivamente feminino, que aconteceu no 1º e 3º Batalhões de Bombeiros Militar em Belo Horizonte.

Bombeiras das unidades da capital se juntaram para formar alas operacionais nos batalhões para mais uma edição desta modalidade, que já acontece há alguns anos, e é uma demonstração da força e da habilidade feminina em meio aos desafios da profissão.

Elas estiveram à frente de todas as atribuições, desde a condução das viaturas até o atendimento de ocorrências complexas como salvamentos, combate a incêndios, corte de árvores e outras demandas da rotina operacional.

Responsabilidade Social

Também nesta sexta-feira, o 1º BBM promoveu uma ação integrada com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), voltada para mulheres em vulnerabilidade social. Além do plantão operacional, as bombeiras recepcionaram um grupo com aproximadamente 30 mulheres em situação de risco, para uma visita guiada e a ministração de uma palestra educativa. Boa parte do grupo de mulheres possuia deficiência visual e, por meio do tato, puderam sentir e ter a percepção da rotina das bombeiras.  Foi uma oportunidade de reafirmar o propósito institucional de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.

Veja mais fotos em nossa galeria e assista ao vídeo de homenagem às bombeiras que conduzem viaturas!

Sessão de cinema no Plácio das Artes.