O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu na manhã desta quarta-feira (24), na Academia de Bombeiros Militar (ABM), a visita da Coordenação-Geral de Valorização Profissional (CGVP), vinculada à Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), representada por Juliana Ribeiro, coordenadora-geral de Valorização Profissional e por Rubia Minuzzi Tschiedel, psicóloga e integrante técnica do Projeto Escuta Susp / Senasp.

Também estiveram presentes os professores doutores Maycoln Leoni Martins Teodoro, coordenador do Projeto Escuta Susp / UFMG e Viviane Verdu Rico, docente e integrante técnica do Projeto Escuta Susp / UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como estudantes de doutorado, mestrado e do último ano de graduação em Psicologia.

A visita materializa o alinhamento do CBMMG com as ações do Programa “Pró-Vida” do Governo Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que tem como objetivo elaborar diretrizes voltadas à saúde, valorização e melhoria da qualidade de vida dos profissionais de segurança pública. Além disso, demarca o início dos trabalhos preparatórios relacionados ao Projeto Escuta Susp, voltado a atendimentos psicológicos aos profissionais de segurança pública. Ainda sobre a iniciativa, Minas Gerais, juntamente com Sergipe, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, estão entre os entes federativos escolhidos para recepcionar o projeto-piloto do Escuta Susp no país.

A comitiva foi recebida no Complexo da ABM na Pampulha por seu respectivo comando, pelas equipes operacionais do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e pela Seção de Atenção à Saúde (SAS). Os convidados conheceram as dependências da unidade em Belo Horizonte, visualizaram as entregas relacionadas a Valorização dos Profissionais de Segurança Pública e Melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho recebidas pela corporação, por meio da destinação dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), bem como conheceram um pouco mais sobre o CBMMG e as ações de proteção e assistência à saúde desenvolvidas em prol do bombeiro militar.

Após conhecerem as instalações da prontidão do Bemad, a comitiva visitou as entregas adquiridas com os recursos do FNSP, momento em que foram apresentadas a Unidade de Suporte Avançado de Saúde (USA), equipamentos de musculação e a reforma realizada na sala de musculação da ABM.  Essas aquisições têm impactado estruturalmente as ações do CBMMG no Estado e contribuído para o aumento na qualidade de vida dos mais de 6 mil militares. Tal esforço tem permitido que políticas públicas voltadas para a valorização e melhoria da qualidade de vida dos militares sejam ampliadas, disseminadas e fortalecidas por todo território mineiro.

Neste contexto, o CBMMG celebra e agradece a implementação de iniciativas já realizadas até aqui e reafirma o compromisso de continuar trabalhando incessantemente, alinhado às diretrizes nacionais e estaduais de Segurança Pública em defesa do nobre propósito organizacional de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança!