Entre os dias 5 de fevereiro e 8 de março, 75 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participaram do Treinamento Profissional Básico 2024 (TPB 2024), na Sede da 5ª Companhia Independente de Bombeiros, em Sete Lagoas, e no 2º Pelotão, em Curvelo.

O TPB ocorre anualmente e, pela segunda vez na unidade, destacou-se pelo método de recolhimento de tropa, proporcionando uma imersão completa no aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos militares ao longo de uma semana de treinamento em cada turma. Durante esse período, os participantes foram treinados em:

- Combate a Incêndio Urbano: com a demonstração e aplicação prática de técnicas avançadas de combate a incêndios, garantindo a eficiência e a segurança das operações em situações críticas.

- Salvamento Aquático e Mergulho Livre: com a ambientação em salvamento aquático e mergulho livre, tornando os bombeiros aptos a enfrentar desafios em ambientes aquáticos e proporcionando preparo adequado em situações de emergência.

- Proteção e Defesa Civil: o treinamento incluiu ações de proteção e defesa civil, preparando os militares para atuarem de maneira eficaz em ações de Gestão dos Riscos e de Desastres e situações de anormalidade, visando o aumento da resiliência e proteção aos Sistemas Econômicos Locais.

- Segurança Contra Incêndio e Pânico: os militares foram atualizados quanto às novas legislações vigentes e quanto aos trâmites para regularização de edificações comerciais e espaços destinados ao uso coletivo e empresas, atuando com o foco na Segurança Contra Incêndio e Pânico das edificações e eventos com público.

- Tiro Prático: os militares foram treinados em técnicas básicas de tiro prático, fortalecendo suas habilidades de manuseio de armas de forma segura e eficiente para as atividades de segurança interna e prontidão.

- Teste de Aptidão Física (TAF): o TAF, composto pelas modalidades de natação, abdominal, corrida, barra fixa e shuttle-run, testou a resistência física e a aptidão dos participantes, garantindo que estejam preparados para os desafios exigentes da profissão Bombeiro Militar.

Este ano, de maneira inovadora, foram realizados treinamentos em lagoa, visando aprimorar as técnicas e preparar a tropa para situações de afogamento em lagoas e represas, que, infelizmente, têm ocorrido com frequência na região atendida pela Unidade.

O TPB 2024 enfatizou tanto aspectos teóricos quanto práticos, com o objetivo de assegurar o vigor físico e a destreza da tropa, garantir a correta execução das técnicas e emprego dos equipamentos, aprimorar a ação de comando, a administração e o cumprimento de ordens, além de padronizar procedimentos e metodologias.

Ao concluírem com sucesso este treinamento intensivo, os bombeiros militares demonstraram seu comprometimento em garantir a segurança da população e enfrentar os desafios complexos que a profissão exige.