O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), enviou nesta tarde (2), 28 bombeiros militares para atuar nas ações de busca, salvamento e ajuda humanitária Rio Grande do Sul, que está sendo severamente atingido por fortes chuvas nos últimos dias.

Além dos quase trinta bombeiros militares, o CBMMG envia também um avião (Arcanjo 11) e um helicóptero (Arcanjo 6), três viaturas de Auto Salvamento Médio, 1 caminhão com todo o aparato logístico e três binômios (cão e condutor) para ajudar nas buscas por desaparecidos.

A equipe é composta por militares que possuem larga experiência pela atuação em diversas missões, como as operações envolvendo o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, missões de ajuda humanitária internacionais e operações em outros estados como eventos hidrológicos e geológicos ocorridos na Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco e em Petrópolis no Rio de Janeiro.

Trabalho Integrado

As tratativas do Governo de Minas Gerais ocorreram por meio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e da Secretaria de Saúde (SES-MG).  O objetivo é prestar auxílio necessário nas ações de busca e salvamento de vítimas das inundações provocadas pelas recentes chuvas que atingiram o estado.

A integração entre os órgãos especializados do Governo de Minas é fundamental para o envio de reforço operacional ao Rio Grande do Sul. Os bombeiros militares são especializados em busca e salvamento em enchentes e inundações e devem permanecer por pelo menos uma semana nesta missão.

Reforços

Ao todo, 28 militares do CBMMG serão transportados tanto por viaturas terrestres quanto por aeronaves. O avião Cesna Caravan, da SES-MG, decolou por volta das 15h30, levando parte da equipe, e conta com estrutura para o transporte de eventuais vítimas. A previsão de chegada ao Rio Grande do Sul é no final da tarde desta quinta-feira (2).

Uma segunda aeronave, um helicóptero do modelo Eurocopter AS350 B3, conhecido como Esquilo, decola nesta sexta-feira (3) pela manhã, da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, levando bombeiros e equipamentos especializados para salvamento. A previsão de chegada é na tarde desta sexta-feira (3).

O restante da equipe, em deslocamento por terra, parte da Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, às 14h30 desta quinta-feira (2), e deve chegar ao destino final na noite da sexta-feira (3).