Na manhã da última sexta-feira (26), foi realizada a cerimônia de formatura do 1º Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF-2024), na área de articulação do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3ºCOB). O evento foi presidido pelo Comandante Operacional, coronel Winderson Alain Moura e contou com a presença dos comandantes das unidades operacionais subordinadas, 4º Batalhão de Bombeiros Militar e 2ª Cia Independente, coordenação do curso, colaboradores, familiares e amigos convidados.

Durante o curso, que teve duração de 26 dias, os alunos foram capacitados com instruções teóricas e práticas, divididas em treze disciplinas, além de palestras e treinamentos específicos, passaram por testes e avaliações ficando aptos para atuarem em biomas diversificados.

Participaram da capacitação 28 militares, sendo 27 do estado de Minas Gerais e 1 militar do estado da Bahia. Na ocasião, foi prestada uma homenagem ao primeiro colocado, aluno destaque, coordenadores e colaboradores do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O 3º COB parabeniza a todos os participantes pelo empenho e dedicação durante o período de realização do curso e deseja sucesso em suas carreiras.

No ano de 2023, foram atendidas 2.057 ocorrências de incêndio florestal na região do 3º COB, que cobre a zona da mata mineira e parte da região do campo das vertentes. Área que em sua maior parte é composta de bioma de Mata Atlântica e sofre constantemente com os danos causados pelos incêndios florestais.