Grandes incêndios florestais em Minas promovem ações integradas do CBMMG

Início / Notícias Criado em: 18-09-2020 às 23h:06

Em julho deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em um trabalho conjunto de várias unidades da corporação e apoio de outros órgãos, debelou um incêndio de grandes proporções na Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de São Paulo. No último fim de semana, o fogo voltou a castigar as matas mineiras e a Serra da Moeda também sofreu os agravos causados pelo fogo sem controle.

O combate na Serra da Moeda, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, teve duração de cinco dias de atividades extenuantes, com a utilização de cerca de 100.000 litros de água e mais de 125 bombeiros militares empenhados no combate direto aos incêndios que são potencializados pelo forte calor do mês de setembro.

Na Serra da Moeda, Município de Itabirito, o Comandante da mencionada Operação empregou a ferramenta organizacional de Sistema de Comando de Operaçao (SCO), otimizando o empenho das equipes. As estratégias de combate aos incêndios florestais foram ampliadas, contando inclusive com o apoio de órgãos como a Esquadrilha Pégasus da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Esquadrilha Guará da Secretaria de Estado e Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Defesa Civil (DC), a Força Tarefa Prévincêndio (FTP) e empresas privadas.

Segundo relatos, o incêndio começou na última sexta-feira (11), por volta das 14h30. Os bombeiros militares foram acionados no final da tarde, quando as chamas já dominavam agressivamente a Serra da Moeda. Nesse contexto, o CBMMG empenhou militares do 1º Comando Operacional de Bombeiro (1º COB), do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) com a Esquadrilha Arcanjo e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e 4º Esforço (EMBM).

Os 120 focos de incêndio e o significativo potencial de alastramento das chamas devido à baixa umidade do ar, a elevada temperatura e o excesso de material combustível representavam o auge da destruição. Situação que exigiu uma boa estratégia por parte do SCO e que levou a um esforço colaborativo das unidades do CBMMG para liquidarem definitivamente as chamas.

Nesta quarta-feira (16), foram registrados mais de 42.000.000m² de queimada. Além do apoio aéreo (aviões e helicópteros), atuamos diretamente com bombas costais, abafadores e sopradores. O incêndio foi completamente debelado às 17h do quinto dia da Operação Serra da Moeda, demonstrando mais uma vez o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar e de suas unidades operacionais em defesa das nossas matas e da sociedade mineira.