Brigadista Profissional

Quem é

Bombeiro Civil que atua como empregado contratado por pessoas jurídicas de direito público ou privado com atuação restrita aos limites da propriedade a que estiver vinculado. Ex.: Shopping, industrias, locais onde são realizados eventos temporários.

Como credenciar

Requerente civil

Caso possua vínculo empregatício firmado antes de 02 de julho de 2018, clique aqui

Caso possua formação concluída antes de 02 de julho de 2018, clique aqui

1º passo:

Realizar curso de formação em Centro de Formação credenciado. No ato da matrícula no curso de formação, será exigido pelo Centro de Formação:

3. idade mínima de 18 (dezoito) anos
  4. certificado de conclusão de ensino médio, graduação ou pós-graduação

2º passo:

Preencher o Anexo B da Portaria nº 33 de 02 de julho de 2018 e enviá-lo juntamente com os seguintes documentos, de forma digitalizada:

5. comprovante de endereço
  6. declaração médica atestando a capacidade para exercer atividades de emergência, que exijam intenso e prolongado esforço físico
  7. certificado de conclusão de ensino médio, graduação ou pós-graduação
  8. certificado de conclusão do curso de formação ou requalificação Brigadista Profissional

3º passo:

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está desenvolvendo um sistema que irá simplificar as ações de credenciamento e renovação, possibilitando a tramitação digital dos requerimentos, consultas e solicitações de serviços por meio da internet. Como o sistema ainda está em fase de construção, a documentação deverá ser enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Requerente Bombeiro Militar da Reserva

Não necessitará realizar curso de formação para atuar como Brigadista Profissional, mas deverá credenciar-se junto ao CBMMG, portanto deverá:

1º passo:

Preencher o Anexo B da Portaria nº 33, de 02 de julho de 2018 e enviá-lo juntamente com os seguintes documentos, de forma digitalizada:

3. foto 3 x 4 cm
  4. documento oficial comprovante da situação funcional, emitido pela Corporação de origem, no caso do bombeiro militar da reserva
  5. certidão negativa de antecedentes criminais nas esferas estadual e federal
  6. comprovante de endereço
  7. declaração médica atestando a capacidade para exercer atividades de emergência, que exijam intenso e prolongado esforço físico
  8. certificado de conclusão de ensino médio, graduação ou pós-graduação

2º passo:

Requerente civil, credenciado por Corpo de Bombeiros Militar de outra unidade federativa

Poderá ter seu curso reconhecido, desde que apresente o certificado contendo:

1. grade curricular cumprida no curso com as disciplinas e respectivas cargas horárias
  2. nome e CNPJ do centro de formação
  3. nome dos instrutores
  4. nome e assinatura do responsável legal pelo centro de formação

1º passo:

Preencher o Anexo B e o Anexo D da Portaria nº 33 de 02 de julho de 2018 e na mesma ocasião enviar o certificado, além dos seguintes documentos, de forma digitalizada:

3º passo:

Submissão as avaliações específicas de proficiência elaboradas e aplicadas pelo CBMMG em data a ser marcada pela Corporação.

Requerente com vínculo empregatício anterior a 02 de julho de 2018

O brigadista profissional poderá ser dispensado do curso de formação, desde que comprovado vínculo empregatício anterior a 02 de julho de 2018.

Para ser dispensado do curso de formação, é necessário o protocolo do requerimento de dispensa (Anexo D) até 02 de julho de 2019. O protocolo se dará com o envio da documentação por meio digital.

O anexo D deverá ser enviado devidamente preenchido, juntamente com cópia das páginas de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social ou outro documento hábil a comprovar o vínculo empregatício. Estes documentos serão digitalizados e enviados para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

O CBMMG analisará a documentação e emitirá parecer a respeito. Quando o parecer for de deferimento, o interessado deverá realizar curso de requalificação em centro de formação credenciado.

Ao concluir o curso de requalificação, o interessado deverá requerer seu credenciamento, enviando o Anexo B e a seguinte documentação de forma digitalizada:

7. certificado de conclusão de ensino médio, graduação ou pós-graduação

No caso de parecer negativo quanto à dispensa de realização de curso de formação, o interessado deverá realizar o respectivo curso de formação em centro de formação credenciado e, posteriormente, requerer seu credenciamento conforme descrito anteriormente.

Requerente sem vínculo empregatício anterior a 02 de julho de 2018, mas com formação de bombeiro civil concluída antes de 02 de julho de 2018

O brigadista profissional poderá ser dispensado do curso de formação, tendo seu curso de formação de bombeiro civil reconhecido, desde que apresente determinadas condições.

Para que o interessado tenha seu curso de formação reconhecido, é necessário que este encaminhe ao CBMMG o Anexo D devidamente preenchido, juntamente com seu certificado de conclusão de curso. O referido certificado deve conter as seguintes informações:

2. nome e CNPJ do centro de formação
  3. nome dos instrutores
  4. nome e assinatura do responsável legal pelo centro de formação

Estes documentos serão digitalizados e enviados para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , sendo aceitos até 02 de julho de 2019.

7. certificado de conclusão de ensino médio, graduação ou pós-graduação

No caso de parecer negativo quanto ao reconhecimento do curso, o interessado deverá realizar o respectivo curso de formação em centro de formação credenciado e, posteriormente, requerer seu credenciamento conforme descrito anteriormente.