2°COB realiza capacitação do projeto Bombeiro nas Escolas

Militares do 2° Pelotão de Ituiutaba participaram na última segunda-feira (09) de uma padronização e alinhamento de ensinamentos sobre o Projeto Bombeiro nas Escolas, na cidade de Uberlândia. Com a participação de três militares instrutores, foram repassadas orientações, condutas e, o principal, uma padronização do Projeto em toda Minas Gerais.

No período da manhã, foram especificados todos os detalhes do projeto, sua justificativa de existência e toda a sua execução, além do treinamento prático necessário para a sua execução. Esse treinamento contou com cerca de 16 militares, que a princípio foram alunos nessa capacitação, de diferente localidades, tais como, Uberlândia, Uberaba, Patrocínio, Unaí, Paracatu, Araxá e Ituiutaba.

No período da tarde, uma escola municipal de Uberlândia foi escolhida para receber o projeto, e os militares que receberam o treinamento puderam aplicar aos alunos aquilo que foi proposto pela diretriz. O projeto Bombeiro nas Escolas têm como justificativa a Resolução Nº 785 / 2018 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e faz parte do Plano de Comando do CBMMG, e foi criado baseado num projeto japonês onde a prevenção é o principal foco daquele país.

A partir disso, foi criado o projeto-piloto para abranger toda Minas Gerais da mesma forma. O projeto Bombeiro nas Escolas possui noções de primeiros socorros, incêndio e cuidados com o fogo, acidentes domésticos, telefones de emergência, noções de sinalização de emergência e noções de aprendizado de evacuação de áreas de risco, seja incêndio ou enchentes, através de atividades lúdicas para a melhor assimilação dos participantes.

Com uma carga horária de execução de 4 horas, sendo o público-alvo crianças de 9 e 10 anos, estudantes do 4º ano das escolas. Dessa forma, a escola recepciona o projeto por um dia e recebe a certificação de participação do CBMMG. A área de atuação do 2° Pelotão de Ituiutaba compreende em 11 municípios, onde a intenção do Comando é a execução deste projeto em todas as escolas aptas a receber o projeto em todos os municípios pertencentes ao Pelotão, abrangendo uma grande quantidade de crianças para receber instruções e criar a empatia pela prevenção, assim como traz o ditado: “Prevenir é o melhor remédio”.