Corpo de Bombeiros desenvolve programa de acompanhamento de saúde psicológica dos militares

A equipe de psicologia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) desenvolveu uma estratégia preventiva de saúde: o Estudo da Saúde do Bombeiro (ESB). A iniciativa é um programa de acompanhamento psicológico focado nos bombeiros que ingressaram na Corporação a partir de 2014.

O objetivo do ESB é identificar precocemente e prevenir problemas de saúde mental entre os bombeiros de Minas Gerais. Até o presente momento, 1.094 bombeiros foram avaliados durante a semana zero do Curso de Formação de Soldado (CFSd), sendo 593 da turma de 2014 e 501 da turma de 2017. Utilizando o próprio celular ou computador, os participantes respondem a um levantamento de dados on-line que inclui: características sociodemográficas, doenças crônicas, sintomas de problemas psicológicos, hábitos saudáveis e situações estressantes no trabalho e na vida.

A proposta é que esta avaliação seja realizada a cada 2 anos durante toda a carreira. Assim, o grupo de 2014 foi reavaliado em 2017 e 2019 - 2 e 4 anos depois de terem iniciado a carreira, respectivamente. Até o momento, houve uma participação expressiva dos militares a cada nova avaliação.

Em 2020, a equipe do ESB visitou unidades do CBMMG para encontrar novamente com os bombeiros militares do CFSd 2017 e saber como anda a saúde de cada um. 11 unidades localizadas em diferentes regiões de Minas foram visitadas. As primeiras estavam situadas em cidades mais próximas à Belo Horizonte: Contagem, Ouro Preto e Divinópolis. Na zona da mata, foram visitadas as cidades de Juiz de Fora, Leopoldina e Ubá. No sul de Minas, o ESB passou por Varginha, Poços de Caldas e Guaxupé. A caravana foi encerrada no triângulo mineiro, nas cidades de Uberlândia e Uberaba.

“Tem sido uma experiência profissional muito importante. Temos a oportunidade de conhecer os pontos positivos e as especificidades do trabalho em várias unidades BM. Em fevereiro, visitaremos as unidades de Belo Horizonte, tanto operacionais quanto administrativas”, destacam o Capitão Eduardo e a Tenente Alina, psicólogos responsáveis pelo programa.

É importante destacar que o ESB oferece benefícios para os participantes e para a instituição. Do ponto de vista individual, todos os militares recebem um relatório psicológico individual com os resultados obtidos na avaliação juntamente com recomendações sobre saúde e bem-estar. Caso necessário, são também encaminhados para profissionais de saúde. Do ponto de vista do CBMMG, é apresentado à Assessoria de Assistência à Saúde um relatório sobre o perfil geral de saúde e de vivências profissionais a cada nova avaliação. “Com o desenvolvimento do programa esperamos contribuir para a construção de políticas de saúde alinhadas com as necessidades da tropa”, enfatizam os psicólogos.

A iniciativa conta com o apoio do Comando-Geral do CBMMG e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, o financiamento das ações foi realizado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) entre os anos de 2017 e 2019. Trata-se de um trabalho inovador, uma vez que não se tem notícias de um acompanhamento a longo prazo da saúde de bombeiros no Brasil e no mundo.

Além do EBS, o CBMMG acompanha a saúde física e psicológica de todos os bombeiros militares de forma mais ampla. Para isso, há equipes de bombeiros especializados na área de saúde em todo o estado.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com os psicólogos responsáveis. Eles estão à disposição para esclarecer dúvidas e receber sugestões.