7ª Cia Ind promove treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações

Em consonância com os objetivos e metas estabelecidos pelo plano operacional de enfrentamento ao período chuvoso, a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar promoveu na última semana, um treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações.

A capacitação técnica e treinamentos periódicos fazem parte do aprimoramento profissional de todos bombeiros militares, que são frequentemente acionados para atendimento a diversos tipos de catástrofes e desastres naturais. Neste sentido, foi realizado no Parque Municipal Cachoeira do Salto em Extrema/MG uma operação que envolveu bombeiros de Pouso Alegre, Itajubá e Extrema.

O objetivo da atividade foi simular situações de enfrentamento e resposta a ocorrências de enchentes e inundações, com o uso de técnicas de nado progressivo em linha, nado progressivo em V, nado defensivo, nado ofensivo, uso de saco de arremesso, isca viva e auto salvamento. Mesmo se tratando de um treinamento, a atividade exige dos profissionais conhecimento técnico, vigor físico e controle emocional, para que o bombeiro militar tenha condições de socorrer vidas em situações de vulnerabilidade.