Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

3º COB promove seminário de gestão do risco de desastres sobre período chuvoso

O Seminário ocorreu no dia 19 de novembro, no Auditório da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Juiz de Fora, com o intuito de finalizar o ano de capacitações voltadas para a Proteção e Defesa Civil, na área de atuação do Terceiro Comando Operacional (3ºCOB).

O evento teve como público alvo os Compdec’s (Coordenadoria de Defesa Civil do município), bombeiros militares e demais instituições e proporcionou reflexões importantes sobre a Gestão do Risco e informações relevantes e atualizadas sobre a legislação de Proteção e Defesa Civil. Participou como palestrante o Professor Ruibran Januário dos Reis, Diretor Geral do Climatempo em Minas Gerais, que alertou todos os órgãos envolvidos sobre as previsões meteorológicas para o período chuvoso 2019/2020.

O Professor Leonardo Andrade de Souza - Consultor e pesquisador responsável pela elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MRD, discursou sobre a importância da percepção de risco na população. Fechando o ciclo de palestras, houve a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais - CEDEC com dois palestrantes, o Major PM Marcos Afonso - Superintendente de Gestão do Risco de Desastres da CEDEC, e o 3º Sargento PM Marcos Aurélio Silva Dias de Paula, da Diretoria de Educação em Proteção e Defesa Civil da CEDEC.

Os 32 municípios, representados por COMPDEC ou secretários municipais, puderam assimilar um tema bastante complexo que são os critérios e procedimentos para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública nos municípios. Reduzir os riscos e o grau de exposição às ameaças (perigos), diminuir a vulnerabilidade dos nossos Municípios, aumentar a resiliência da população e promover mudança de cultura para um pensamento prevencionista e de autoproteção é um dos objetivos de se promover a GRD, para tanto, é necessário que haja o envolvimento de todos os órgãos e uma efetiva participação da sociedade.

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta