Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Corpo de Bombeiros capacita militares para o atendimento de emergências

Quase 30% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar em Minas Gerais (CBMMG) estão relacionadas a emergências médicas. Acidentes de trânsito, suspeitas de infarto, AVC, dificuldade respiratórias e quedas de altura são exemplos de chamados que entram diariamente no Corpo de Bombeiros.

Nesse contexto, 30 bombeiros militares estiveram, durante todo o mês de novembro, envolvidos no Curso Técnico de Emergências Médicas – TEM. O Curso é organizado pela própria instituição e conta com médicos, enfermeiros e bombeiros militares de diferentes estados do Brasil no seu quadro de professores.

O objetivo é elevar a qualidade do serviço prestado no atendimento às vítimas. No dia 12/11 a Academia de Bombeiros Militar (ABM), conforme calendário de capacitação, deu início ao terceiro curso de Técnico em Emergências Médicas formação de Instrutores (TEM-1 2019). Com militares de todo o Estado, o curso conta também com a participante da Polícia Federal, aprovados em processo seletivo previsto em edital próprio.

Já na seleção, fora exigido leitura prévia da Instrução Técnica Operacional n. 23 (ITO 23), bem como do Manual de Bombeiros Militar – Atendimento Pré-Hospitalar (MABOM-APH). O objetivo com o TEM-I 2019 é padronizar no CBMMG ações de seus Oficiais e Praças no atendimento de ocorrências relacionadas à execução das técnicas de APH e procedimentos previstos pela ITO 23.

Submetidos a uma carga horária de mais de 200 horas, o curso de qualificação conta com a participação de instrutores habilitados, bem como médicos, enfermeiros e especialistas na área, agregando ainda mais valor aos conteúdos ministrados. Ademais, os alunos terão oportunidade de se atualizarem frente a novos materiais, equipamentos e práticas existentes, bem como de participarem de aulas em laboratórios, simulados e estágios. Com isso, prevê-se melhora na capacidade de raciocínio crítico no momento da atuação nos diversos cenários enfrentados no dia a dia, bem como o entrelaçamento entre instituições parceiras.

A formatura está prevista para o dia 11 de dezembro de 2019, quando 30 novos instrutores em APH, deverão receber a certificação com o fim de difundir os conhecimentos junto à tropa e consolidar a doutrina na Corporação.

 

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta