Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

CBMMG promove curso de primeiros socorros para servidores do sistema socioeducativo

Na manhã do dia 25 de outubro de 2019, foi realizada a solenidade de formatura do Curso de Primeiros Socorros para Técnicos e Agentes Socioeducativos. Esteve presente o então Subcomandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM), Tenente-Coronel Peron Batista da Silva Laignier, acompanhado do Chefe do Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Leonardo Nunes, representando o Secretário de Estado de Saúde, do Subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Pinto Coelho Naves e da Diretora de Atenção à Saúde da Superintendência de Atendimento ao Adolescente, Flaviana Mara da Silva.

As medidas socioeducativas são previstas pela Lei Federal n.º 8.069 de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para responsabilizar o adolescente pelo cometimento de um ato infracional. Nessa seara, os Agentes de Segurança Socioeducativa figuram como elo fundamental na execução das medidas de internação e semiliberdade em Minas Gerais.

Porém, a missão é muito maior. O adjetivo “socioeducativo”, dado a esses nobres agentes, condensa a exigência de controlar e educar, ao mesmo tempo. Para isso, esses servidores têm um grande desafio de construir um terreno favorável à reinserção desses jovens na sociedade, usando como ferramenta a educação e, ao mesmo tempo, resguardar a sociedade mineira de novos possíveis atos infracionais.

No dia 06 de julho, iniciou-se uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Sistema Socioeducativo de Minas Gerais, quando a Corporação passou a ministrar cursos para os agentes desse sistema. Foram ministradas aulas de noções básicas de anatomia e fisiologia aplicada, noções de biossegurança, avaliação completa do paciente, suporte básico de vida, entre outros. Assim, 191 Agentes Socioeducativos foram formados, em um total de 128 (cento e vinte e oito) horas de treinamento.

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta