Bombeiros ministram treinamento de Primeiros Socorros para os Patrulheiros Mirins

Nessa quarta-feira (09), militares do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba ministraram treinamento sobre noções de primeiros socorros para as crianças do projeto social da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), “Patrulheiro Mirim”.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de valores cívicos e morais, além de aumentar as chances de inserção social de crianças de oito a doze anos de idade. As crianças tiveram orientação a respeito dos riscos de acidentes domésticos, destacando que 80% deles ocorrem dentro da cozinha. Na oportunidade, também foi ensinado sobre o tratamento correto para queimaduras de maneira que eles evitem o senso comum, a fim de que sejam canais para disseminar as técnicas adequadas.

A manobra de Heimlich foi outro tópico abordado com os patrulheiros. Sendo considerada o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, as crianças aprenderam a manobra correta para realizar o desengasgo tanto de recém-nascidos, como de outras crianças e adultos.

Durante o projeto, os patrulheiros recebem instrução sobre educação e segurança no trânsito, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, instrução militar, educação financeira, meio ambiente, prevenção às drogas, civismo e treinamento desportivo. O Corpo de Bombeiros apoia e oferece sua contribuição para tornar a sociedade mais resiliente e consciente dos métodos preventivos que podem salvar vidas.