Bombeiros de Diamantina promovem curso de guarda-vidas civil

Entre os dias 26 de agosto e 06 de setembro, a Sexta Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª Cia Ind), localizada em Diamantina, realizou o 1º Curso de Guarda-Vidas Civil no interior do Estado.

O treinamento aconteceu com base nas diretrizes de normatização da Portaria Nº 33, de 02 de julho de 2018, que regulamenta as práticas de atividades na área de competência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) por voluntários, profissionais e instituições civis.

Ao todo, o curso formou e credenciou 11 guarda-vidas civis. Os alunos puderam aprender conteúdos e técnicas sobre o serviço de guarda-vidas, prevenção em piscinas, rios e lagos, educação física e natação aplicada, módulos de primeiros socorros (avaliação do paciente, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, ressuscitação cardiopulmonar, desfibrilador automático externo, ferimentos emergências clínicas, movimentações e transporte de vítimas, e salvamento aquático).

As aulas foram divididas em teóricas e práticas e aconteceram no auditório da 6ª Cia Ind BM, na Praça de Esportes da Prefeitura Municipal de Diamantina, na piscina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e no Clube Campestre em Diamantina.