Corpo de Bombeiros participa de Desfile do 7 de setembro em Belo Horizonte

Hoje (07), pela manhã, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou do tradicional Desfile do 7 de setembro, na Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte. Ao todo, 400 militares da Corporação, divididos em quatro Companhias, desfilaram pela principal avenida de BH em comemoração à Independência do Brasil.

O evento teve início com a passagem em revista da tropa pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado pelo Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Altair José Polsin; Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e pelo Comandante dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro de Araújo. Neste ano, a revista também contou com a presença do Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva.

O desfile do Corpo de Bombeiros foi aberto pela Banda Sinfônica do CBMMG. Criada em 09 de setembro de 1927, ela se caracteriza com uma das mais antigas e tradicionais bandas militares de Minas Gerais. Na sequência, desfilou o Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Edirlei Viana da Silva, acompanhado da Subcomandante, Major Karla Lessa Alvarenga Leal, seguidos pelo Estado-Maior e pela Guarda–Bandeira, composta por oficiais e discentes dos cursos de formação do Corpo de Bombeiros Militar.

Em seguida, os militares da 1ª Companhia de desfile, comandada pelo Capitão Rafael Vicente Rosa, utilizaram o mais novo fardamento operacional, que atende aos padrões internacionais de qualidade e, principalmente, à funcionalidade no teatro de operações. O novo fardamento contribui significativamente com tecnologia, segurança e identidade. Aspectos como custo/benefício, resistência do material e visibilidade foram rigorosamente analisados, para que a tropa pudesse ter um novo fardamento que contribua melhor para o atendimento ao povo mineiro.

O terceiro pelotão foi composto apenas por bombeiras militares, que representaram as mulheres que trabalham nas diversas áreas da Corporação, comandando tropa, na gestão de recursos logísticos, dirigindo viaturas e, principalmente, atendendo ocorrências e salvando vidas.

A 2ª Companhia, comandada pelo Capitão Leonard de Castro Farah, foi composta por militares das diversas áreas operacionais, que representam aqueles que diuturnamente atendem a população no socorro e salvamento. Os bombeiros desfilaram com roupão de aproximação, usado no combate a incêndio, e equipamentos de proteção individual utilizados em atividades de salvamento em altura, incêndios florestais, busca e salvamento, produtos químicos, atividades aéreas, dentre outras. Cães de busca da Corporação também estiveram presentes.

A 3ª Companhia, comandada pelo Capitão Mardell da Silva Alves, foi integrada por alunos dos cursos de formação e habilitação de oficiais do CBMMG. Os militares desfilaram exibindo uniformes administrativos, túnicas e trajes de gala.

O desfile da 4ª Companhia especial motorizada, comandada pelo Major Paulo Rogério Teixeira da Rocha, foi aberto pela viatura histórica de combate a incêndio “American La France”. A mais antiga e tradicional viatura da Corporação foi fabricada nos Estados Unidos em 1959 e hoje, com 60 anos, é conservada como relíquia. Também fizeram parte do desfile viaturas administrativas, de transporte de combustível aeronáutico, de resgate e caminhonetes, carregando barcos e motos aquáticas, além da Auto Plataforma Escada, Auto Bomba Tanque Salvamento, Auto Jamanta e ônibus rodoviários.

Ao final da 4ª Cia, desfilaram a viatura Auto Bomba de eventos e mais uma “American La France”, ambas tripuladas por militares, crianças e pelos mascotes do CBMMG: Foguinho e Faísca, criados para investir na educação, principalmente dos pequenos, auxiliando na multiplicação da cultura de prevenção e de paz.

Sobrevoando o evento, as aeronaves do Corpo de Bombeiros encerraram o desfile da Corporação, que agradeceu a oportunidade e o reconhecimento da sociedade mineira pelos serviços prestados.

Durante o desfile, foi relembrado o incansável trabalho do CBMMG em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho. Também foram destacadas a inédita atuação internacional da Corporação em Moçambique, devastado pelo ciclone Idaí, e a recente ida de uma equipe de 20 militares para Amazônia para combater incêndios florestais na região.

Também participaram da solenidade as seguintes instituições: Marinha do BrasilExército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Civil, Defesa Civil, Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo e Guarda Municipal. E, ainda, os antigos integrantes da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Segunda Guerra Mundial.

Confira mais fotos do Desfile!

Corpo de Bombeiros participa de Desfile de 7 de setembro em Poços de Caldas

No dia da comemoração da Independência do Brasil, 07 viaturas e 82 bombeiros militares integrantes do 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB) e da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar participaram do desfile cívico na cidade de Poços de Caldas.

Desde a sua implantação no município, em julho de 1975, esta é a 43ª participação do Corpo de Bombeiros de Militar de Minas Gerais (CBMMG) no evento.

Assim como em anos anteriores, houve o desfile a pé com fardamento operacional, roupa de aproximação em incêndios, desfile das viaturas operacionais e administrativas e o tradicional desfile da Auto Bomba, transportando crianças uniformizadas de bombeiro. Uma das novidades foi a utilização do novo fardamento operacional de alta visibilidade do CBMMG, que chamou a atenção dos presentes.

A solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional foi presidida pelo Comandante do 6º COB, Coronel Giuvaine Barbosa de Moraes.